Início do conteúdo

14/08/2013

Os 25 anos do Sistema Único de Saúde foram tema de debate no 49º Congresso de Medicina Tropical

Cecília Lopes


"É preciso incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) processos educativos que tenham excelência técnica e relevância social. Aquilo que não for socialmente relevante, não pode ser excelente tecnicamente". A afirmação é do secretário-executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, dita durante a mesa redonda 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS): Conquistas e Desafios, realizada no último dia 8, no 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Campo Grande. De acordo com Campos, há uma completa falta de correlação entre a realidade de saúde e as residências médicas e o diálogo entre saúde e educação - marco da UNA-SUS - é imprescindível para a melhoria do Sistema. “É importante que se tenha também a formação educacional próxima ao serviço de atuação, ou mesmo sem sair dele. Cerca de 80 mil ingressos já passaram pela UNA-SUS, os cursos têm tido alta adesão”, ressaltou.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que estava na plateia, foi chamado para falar sobre os desafios do SUS. Ele recomendou a leitura do livro Saúde no Brasil em 2030 – Diretrizes para Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro. “A publicação aponta que a nossa população estará envelhecida e haverá uma transformação no modelo de assistência em saúde. O SUS terá que mudar radicalmente”, disse.

O livro apresenta um cenário otimista sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.  “Com subfinanciamento não há possibilidade de sustentar o SUS”, disse o presidente. A Fiocruz é uma das instituições que lidera o Movimento Saúde + 10, responsável por elaborar uma proposta de Projeto de Lei que reivindica 10% da receita corrente bruta (RCB) da União para a saúde. O PL foi entregue à Câmara dos Deputados em 5 de agosto. Também participaram da mesa a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, e o consultor da UNA-SUS, Renato Gusmão.

Voltar ao topo Voltar