Início do conteúdo

29/10/2005

Parceria entre Correios e Fiocruz beneficiará mais de 30 mil moradores do Complexo de Manguinhos

Sarita Coelho


A Fiocruz recebeu nesta terça-feira (25/10) representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e das associações de moradores das 13 comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para selar a implantação do projeto Inclusão Postal. A iniciativa prevê a instalação de 13 Agências de Correios Comunitárias (AGC) que disponibilizarão para as comunidades produtos e serviços dos Correios. Mas de 30 mil pessoas, habitantes de cerca de nove mil domicílios, passarão a receber correspondência em casa e a utilizar os serviços dos Correios sem precisar se deslocar para outros pontos da cidade. Os Correios pretendem ampliar o projeto para outros aglomerados urbanos, cujas características específicas dificultam o acesso a seus serviços.

"Este é um projeto de inclusão de pessoas nos serviços públicos, iniciativa que deveria ser objeto de todos os órgãos públicos", disse o presidente da Fiocruz, Paulo Buss. "O projeto é uma ação de política pública, não um presente. Já está comprovado que, quando as comunidades são apoiadas pelo poder público, elas se transformam para melhor". Buss lembrou algumas das iniciativas da Fiocruz na atenção aos habitantes do Complexo de Manguinhos, como o posto de saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), que há 40 anos atende a população do entorno da Fiocruz, e a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Manguinhos (Cootram), que emprega cerca de duas mil pessoas em serviços como os de limpeza e jardinagem.


Além de dar acesso da população do Complexo de Manguinhos aos serviços dos Correios, o projeto também vai gerar 26 postos de trabalho nas comunidades. As agências serão instaladas nas associações de moradores e o atendimento será feito por pessoas da comunidade treinadas pelos Correios. Para a operação de cada agência os Correios fornecerão os equipamentos, utensílios e mobiliários para a atividade postal, além de subsídio por meio de parcela única e mensal, para manutenção e custeio da AGC.


"Tenho certeza do sucesso deste empreendimento, que é fruto da parceria de duas instituições seculares que receberam ao longo de suas trajetórias a confiança da sociedade brasileira e que podem ser consideradas orgulhos do país. O maior desafio dos Correios é a universalização do serviço portal, que faz parte do objetivo de inclusão social, grande meta deste governo", disse o presidente dos Correios, Jânio Pohren.


Como parte da solenidade, representantes das associações de moradores de cada comunidade que compõe o Complexo de Manguinhos receberam os carimbos datadores que serão utilizados em suas agências de correios e uma cartela de selos com imagens do calçadão de Copacabana e do Pão de Açúcar, símbolos do Rio de Janeiro.

Voltar ao topo Voltar