Início do conteúdo

09/12/2010

Pesquisador faz pré-lançamento do site do Observatório de Clima e Saúde em Belém

Cristiane d'Ávila


O pesquisador e vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Christovam Barcellos, que está participando do Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, que ocorre até sexta-feira (10/12), em Belém, fez o pré-lançamento do site Observatorium, do projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde. O site integrará bases de dados de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e reunirá bancos de dados de instituições de ensino e pesquisa.


 Christovam: no Observatorium serão disponibilizados dados, informações e estudos utilizando-se abordagens integradas de saúde e ambiente

Christovam: no Observatorium serão disponibilizados dados, informações e estudos utilizando-se abordagens integradas de saúde e ambiente


"A ideia é criar um meio de a sociedade civil, pesquisadores e gestores de saúde acompanharem as condições climáticas, mudanças no uso do solo, as alterações ambientais e os indicadores de saúde. O site pretende também se constituir como espaço para que a sociedade monitore as ações governamentais de mitigação e adaptação", explica Barcellos. De acordo com o pesquisador, no Observatorium serão disponibilizados dados, informações e estudos utilizando-se abordagens integradas de saúde e ambiente.


O Observatório de Clima e Saúde é um projeto coordenado pela Fiocruz em parceria com o Inpe, que tem como objetivo identificar e analisar situações, tendências e padrões climáticos e as condições de saúde das regiões brasileiras; contribuir para os sistemas nacionais de alertas; acompanhar as situações de emergência associadas a eventos climáticos e analisar as relações entre mudanças ambientais e climáticas e seus efeitos sobre a saúde da população.


Fruto do projeto, o site Observatorium fornecerá dados ambientais, climáticos, de saúde pública e socioeconômicos de várias fontes, que constituirão o Armazém de Geodados de Clima e Saúde. Este banco de informações do Observatório fornecerá, entre outros serviços, um suporte para a ampliação de pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre as relações entre as mudanças ambientais e climáticas e seus efeitos sobre a saúde da população. Também proporcionará subsídios à tomada de decisão dos gestores, através da habilitação da comunicação destas informações no âmbito governamental e junto à sociedade.


O Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental aborda o tema Ciência e saúde ambiental - Teorias, metodologias e práxis. O evento é organizado pela Abrasco, por meio do GT Saúde e Ambiente, em conjunto com o Departamento de Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e o Instituto Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). O objetivo é debater as principais questões emergentes da relação entre o ambiente e a saúde por meior de cursos, oficinas, mesas-redondas, painéis e comunicações coordenadas. O evento conta com a presença de conferencistas nacionais e estrangeiros.


Serviço

Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental

Local: Belém - Pará

Data: 6/12/2010 a 10/12/2010


Publicado em 7/12/2010.

Voltar ao topo Voltar