Início do conteúdo

21/10/2012

Pesquisadora apresenta política de acesso aberto da Ensp em congresso nos EUA

Informe Ensp


De 22 a 24 de outubro, tomadores de decisão, profissionais da informação, profissionais da saúde e acadêmicos se reunirão na 9ª edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics9), em Washington, Estados Unidos. A Fiocruz participará do evento, cujo tema é eSaúde: aproximando-nos do acesso universal à saúde. A coordenadora de comunicação institucional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Ficruz), Ana Furniel, apresentará no evento a Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento, adotada este ano pela unidade. O congresso é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme). 


 


Ana Furniel, que também coordena o nodo brasileiro do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), ministrará sua palestra no terceiro e último dia do evento, no Painel 17 - Democratização e acesso à informação. Sua apresentação também abordará o lançamento do repositório da produção científica da Ensp/Fiocruz. Direitos autorais, acesso à informação, conhecimento e cultura serão assuntos comentados pela coordenadora. Segundo Ana Furniel, a ideia é mostrar a experiência exitosa da unidade, no intuito de fomentar ações semelhantes em outras instituições de ensino e pesquisa da região das Américas.


No evento, a coordenadora falará sobre a implementação da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento e sua importância para a divulgação da ciência no país. “Este é um passo muito importante para a democratização do conhecimento, para a visibilidade da produção científica e, ainda, uma obrigação das instituições públicas para garantir que a sociedade tenha acesso ao conhecimento por elas produzido”, defende. Em sua apresentação, será abordado ainda como está o processo atualmente, após um mês de funcionamento do repositório.


Painel 17, que ocorrerá das 14h às 15h30, contará também com a participação de Ludovic Reveiz, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de Maria Isabel Cunha Canto, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Brasil), e de Solange Santos, da Scielo Brasil, com moderação de Regina Castro, da Opas.



Publicado em 22/10/2012.

Voltar ao topo Voltar