Início do conteúdo

09/07/2008

Pesquisadoras organizam livro sobre a vida dos jovens brasileiros

Informe Ensp


O Brasil é um país ainda considerado jovem. Cerca de 40% da população brasileira está na faixa etária de 15 a 30 anos de idade. Com foco nessa representativa parcela da sociedade, foi elaborado o livro Os jovens do Brasil, que compõe a coleção Os jovens do mundo, desenvolvido pela Universidade de Laval, no Canadá. A edição brasileira foi organizada pelas pesquisadoras do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz Nair Teles e Wanda Espírito Santo. O objetivo é mostrar os variados aspectos da vida dos jovens em suas diferentes experiências, culturas, conquistas e dificuldades. No Brasil, a publicação do livro é de responsabilidade do Ministério da Saúde, em parceria com a Ensp.



O livro é composto por 11 artigos produzidos por professores de diferentes instituições de ensino e universidades públicas de todo o país. Os artigos abordam diversos temas, como a inserção no mercado de trabalho, tráfico de drogas, marginalidade, políticas públicas, sexualidade, jovens rurais, jovens pobres e outros. O livro também conta com um artigo da organizadora-geral da coleção, Madeleine Gauthier, que faz uma análise com um olhar à distância dos textos escritos sobre os brasileiros. "A pesquisa está focada no momento de transição dos jovens. Entre 16 e 24 anos eles não são nem adolescentes nem adultos", diz Wanda.


"No momento de passagem da vida adolescente para a vida adulta, a série pretende enfocar um olhar mais abrangente dos jovens de cada país, mostrando as peculiaridades de cada localidade. Os tipos de problema que eles passam, as situações que enfrentam e como superam as dificuldades dos anos de transição", define Wanda. De acordo com ela, o livro pretende entender o comportamento, o pensamento e as atitudes dos jovens de todo o mundo. "O olhar de diferentes países permitirá aos estudiosos do tema confrontar as ações deles. Além disso, com a coleção os países terão subsídios para pesquisas futuras e para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a essa fatia da população".


O livro brasileiro está sendo desenvolvido desde 2004. Durante a primeira etapa de seleção, 20 artigos foram enviados para a instituição responsável pela coleção. A Universidade de Laval fez então uma segunda seleção e aprovou os 11 artigos que compõem o livro. A versão brasileira já foi publicada em francês e sua publicação em português está prevista ainda para 2008. Além do livro sobre os brasileiros, também já foram produzidas as versões sobre os jovens da Europa Central e Oriental, da África Subsaariana, de Quebec e do México. O próximo número será dedicado aos jovens da França. Todos eles são construídos e organizados por artigos de estudiosos de cada país.


Artigos do livro Os jovens do Brasil


Panorama dos jovens na sociedade brasileira

Sexualidade dos jovens

A experiência dos jovens rurais

Os jovens nas cidades de médio porte

Dinâmica sociocultural - Lazer e tempo livre

Do acesso ao ensino superior dos jovens pobres

Jovens pobres no Rio de Janeiro

As jovens e o trabalho doméstico no Brasil

Inclusão na criminalidade - Tráfico de drogas no Rio de Janeiro

Inclusão na Marginalidade

Políticas públicas e os jovens no Brasil

Voltar ao topo Voltar