Os pesquisadores Onício Batista Leal Neto, da Fiocruz Pernambuco, e Monique da Rocha Queiroz Lima, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), foram vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em Brasília, durante a abertura do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e Avanços de Pesquisas Estratégicas para o SUS. Leia sobre os vencedores nos links ao lado.
Promovido pelo Ministério da Saúde, prêmio destaca mérito científico com contribuição para o Sistema Único de Saúde. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Carlos Gadelha, participaram da entrega dos certificados(Foto: Erasmo Salomão/MS)
Foram inscritos 460 trabalhos distribuídos nas categorias: Doutorado, Mestrado, Monografia de Especialização ou Residência e Trabalho Científico Publicado. Onício foi vencedor na categoria Mestrado e Monique na Doutorado. A premiação tem por objetivo reconhecer e premiar pesquisadores que desenvolvem projetos voltados para a área de Ciência e Tecnologia em Saúde e potencial incorporação pelo SUS, além de estimular a produção científica direcionada às necessidades de saúde da população.
Menção honrosa
Juliana Pires Machado, da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (Ensp), recebeu menção honrosa na categoria Doutorado no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde 2014, com a tese O arranjo público-privado no Brasil e a qualidade da assistência hospitalar em São Paulo e no Rio Grande do Sul.