Início do conteúdo

16/09/2009

Pesquisadores do INCQS/Fiocruz são premiados no 16º Enaal

Penélope Toledo


Dois estudos realizados por pesquisadores do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) foram premiados no 16º Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal): Alimento seguro - Desafios da intersetorialidade, ocorrido em Belo Horizonte. Ambos receberam o diploma de Honra ao Mérito, sendo que um deles também foi considerado o melhor Trabalho Científico. Aline Souza, Marcelo Brandão, Márcia Warnken (Setor de Alimentos do Departamento de Microbiologia-DM do INCQS) e Maria Teresa Destro (USP), receberam o prêmio de Melhor Trabalho Científico, em que foram apresentados mais de 700 trabalhos, com Avaliação de metodologias de caracterização fenotípica para identificação de Cronobacter spp. (Enterobacter sakazakii). Este também foi premiado com o prêmio de Honra ao Mérito na microbiologia.


 


"Órgãos oficiais envolvidos com a saúde pública e com a vigilância sanitária de alimentos, como a OMS, a FAO e o Codex Alimentarius têm incentivado pesquisas com estes microorganismos (Cronobacter spp.), que são patógenos emergentes, associados a surtos de meningite em crianças recém-nascidas. Nos sentimos gratos por poder contribuir de alguma forma nestes estudos. Além disso, ficamos felizes com o reconhecimento de nosso trabalho", explica Aline Souza.


Também se destacou a pesquisa feita por Paola Cardarelli, Renata Ferreira e Maria Regina Branquinho, do Setor de Biologia Molecular do DM. O trabalho Utilização do gráfico de Shewhart como ferramenta analítica no controle da quantificação de soja geneticamente modificada em alimentos por PCR em tempo real recebeu o diploma de Honra ao Mérito na área Qualidade. Foi o quinto prêmio conquistado por este grupo do setor de biologia molecular, que também foi o precursor na implantação da metodologia de análise de alimentos transgênicos no Brasil.


Publicado em 16/9/2009.

Voltar ao topo Voltar