Início do conteúdo

23/03/2023

Podcast Favela e Ciência: educação pública

Luiza Gomes e Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)


O terceiro capítulo da nova série de áudios do podcast Favela e Ciência foi lançado nesta quinta-feira (23/3). O oitavo episódio do podcast traz o debate Independência, construção da nação e narrativas dissidentes: uma conversa com estudantes indígenas e estudantes favelados, que foi promovido pelos projetos Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e Radar Saúde Favela, da Cooperação Social da Fiocruz.

A partir do arranjo de falas da conversa com estudantes e representações territoriais, a nova faixa aproxima os olhares e saberes indígenas dos olhares e saberes das favelas com o objetivo de reforçar a importância da democratização do direito à educação pública e garantia de permanência dos estudantes nos espaços universitários. Também foram abordadas questões sobre a oferta insuficiente de vagas, falta de recursos para bolsas, ações afirmativas, políticas públicas e fatores restritivos do âmbito social e econômico vivenciados pelos estudantes.

A roda de conversa aconteceu no dia 25 de outubro de 2022, na Escola Municipal Bahia, em Bonsucesso, zona Norte do Rio de Janeiro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fiocruz nos territórios de Maré e Manguinhos.

Contribuem no podcast Marize Guarani, liderança indígena, doutoranda em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora de História das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Duque de Caxias; Carlos Tukano, nascido e criado na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, e Presidente do Conselho Estadual de Direitos Indígenas do Rio de Janeiro (Cedind); Diádney Pataxó, mulher indígena do povo Pataxó, professora de história na rede municipal do Rio de Janeiro e Lana Potiguara, moradora do Catumbi, artista e estudante de pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também contribuíram os integrantes do projeto Tecendo Diálogos da Cooperação Social da Fiocruz: Nlaisa Luciano, moradora da Maré, educadora popular e integrante da Coordenação do Pré-Vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); Lourrane Cardoso, professora de história, educadora popular, coordenadora do Pré-Vestibular JP Aulas e pesquisadora de campo e Luiz Lourenço, professor de geografia e geógrafo, atuante no Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm).

Voltar ao topo Voltar