Início do conteúdo

20/12/2012

População do Semiárido é o tema do 'Sala de Convidados' do Canal Saúde


Pouca chuva durante o ano e baixa umidade, o Semiárido brasileiro é formado por dez estados, a maioria no Nordeste, onde vivem mais de 25 milhões de pessoas, cerca de 15% do contingente populacional do país. Quase metade dos habitantes da região são crianças e adolescentes que lidam com sérias dificuldades para se desenvolver. Irregularidade da chuva, baixa oferta de alimentos, rede de serviço insuficiente, baixa oferta de trabalho e renda, questões ligadas à terra são condições desfavoráveis para a sobrevivência na região. Mas para alguns que lá vivem, o Semiárido não é um lugar de miséria, ruim de morar. Faltam políticas públicas adequadas àquela realidade. O programa Sala de Convidados desta sexta-feira (21/12), no Canal Saúde, vai discutir o tema.


 O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma iniciativa da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), cuja meta é construir 1 milhão de cisternas com capacidade para armazenar 16 bilhões de litros de água

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma iniciativa da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), cuja meta é construir 1 milhão de cisternas com capacidade para armazenar 16 bilhões de litros de água





O governo federal propôs universalizar o acesso aos serviços de saneamento básico como um direito social até 2030. O abastecimento de água potável e a drenagem das águas da chuva estão entre os planos da presidente Dilma Rousseff. Até o fim do prazo estipulado como meta do governo é previsto a regularização do abastecimento de água em 98% do território nacional. O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma iniciativa da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), anterior ao programa do governo. Sua meta é construir 1 milhão de cisternas com capacidade para armazenar 16 bilhões de litros de água de chuva e descentralizar o acesso à água potável para um milhão de famílias.



Para discutir o tema e as políticas desenhadas foram convidados o coordenador-executivo da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), Naidison Baptista; o agricultor familiar de Riachão de Jacuípe (BA), Abelmanto Carneiro de Oliveira; e o assessor-técnico da Vice- Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Tatsuo Shubo.



Sobre o Sala de Convidados



É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde. O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial), em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na Web TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de Saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.


Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br

Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial

Siga: https://twitter.com/canalsaude


Publicado em 20/12/2012.

Voltar ao topo Voltar