Com o objetivo de habilitar profissionais de saúde para o atendimento de pacientes com filarioses, uma equipe formada por integrantes do Serviço de Referência Nacional em Filarioses (SRNF), da Fiocruz Pernambuco, realizou uma capacitação no Haiti, país endêmico para essa doença. Na primeira semana de dezembro, 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de laboratório, participaram do curso promovido por iniciativa da Universidade de Notre Dame, que está reabrindo uma clínica na cidade de Léogâne, localizada no oeste do território nacional, para atendimento desses pacientes.
“O curso teve boa aceitação por parte dos alunos. Muitos deles trabalham com o tema e não tinham conhecimento teórico sobre o assunto”, avalia o chefe do SRNF, Abraham Rocha. “Eles puderam não apenas se familiarizar com a doença, mas também superar mitos a ela relacionados”, completou o pesquisador.
A parceria entre o Serviço de Referência da Fiocruz Pernambuco e a Universidade de Notre Dame deverá ter continuidade por meio de outros cursos oferecidos pela regional da Fundação. Especialistas brasileiros e da instituição de ensino haitiana irão discutir um calendário para definir os próximos treinamentos, que deverão ser financiados pela Organização Mundial de Saúde e ocorrerão no Brasil.