Início do conteúdo

26/05/2011

Programação especial marca aniversário do Museu da Vida

Haendel Gomes


Atividades como Ciência na Cozinha, Show de Ciência, Uma Aventura pelo Corpo Humano, Fábrica de Moléculas, Pescaria de Micro-organismos, Fábrica de Bolhas de Sabão, Trilha Histórico-Ecológica, além de visita ao Castelo da Fiocruz, exposições, apresentação de peças e de contadores de histórias vão comemorar os 12 anos de criação do Museu da Vida, no próximo sábado (28/5). O público vai poder conferir – de 10h às 16h – uma programação especial, com entrada gratuita, no campus da Fundação, em Manguinhos.


 Crianças se divertem, e aprendem, nas atividades do Museu da Vida (Foto: Peter Ilicciev)

Crianças se divertem, e aprendem, nas atividades do Museu da Vida (Foto: Peter Ilicciev)


A organização da festa promete muita animação e atividades interativas para marcar a data. O Museu da Vida – uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) – é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, com objetivo de informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de maneira lúdica e criativa. Isso inclui exposições permanentes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. Abaixo, as atividades. 


Ciência na Cozinha

Venha descobrir a origem do bolo e a ciência envolvida no seu preparo. O visitante também vai poder pôr a mão na massa e preparar o seu próprio bolo de chocolate. Vagas limitadas com distribuição de senhas no Centro de Recepção do Museu da Vida (15 senhas por sessão).

Horários: 10h30, 13h e 14h

Local: Sala de Exposição do Museu da Vida


Show de Ciência

Realização de experimentos interativos em química e física, com a utilização de mágica e arte cênica.

Horário: 11h30 e 15h

Local: Epidaurinho (ao lado da Tenda da Ciência)


Uma aventura pelo corpo humano

O objetivo é descobrir como funcionam nossos órgãos e sistemas. Quem se aventurar nessa atividade, vai passar por dentro de um nariz gigante, fazer o modelo de um cérebro e customizar cartões postais com partes do corpo estampadas são algumas das atividades.

Horário: 10h às 16h

Local: Foyer do Museu da Vida


Fábrica de Moléculas

O público vai aprender mais sobre moléculas de forma divertida, usando argila e massa para modelar.

Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h

Local: Área externa do Parque da Ciência


Pescaria de Micro-organismos

De forma divertida, essa pescaria simulada possibilita ao visitante construir um conceito sobre microrganismos e desmistificar a ideia de que todo micróbio é maléfico para o ser humano.

Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h

Local: Área externa do Parque da Ciência


Fábrica de Bolhas de Sabão

O objetivo é revelar o segredo sobre cores, células, propriedades da água e outros temas

durante uma divertida brincadeira com bolhas de sabão.

Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h

Local: Área externa do Parque da Ciência


Visita ao Castelo da Fiocruz

Vagas limitadas com distribuição de senhas no Centro de Recepção (40 senhas por sessão). Na visita ao Pavilhão Mourisco, o visitante é convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20. Conhecerá a história de sua construção e verá a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo.

Horário: 10h, 10h40, 11h20, 12h, 12h40, 13h20, 14h, 14h40, 15h20

Local: saída do Centro de Recepção - Estação do Trenzinho


Trilha histórico-ecológica

O objetivo é levar o visitante a desbravar uma trilha pelo campus da Fiocruz e observar várias espécies de plantas, ao mesmo tempo em que conhece os edifícios antigos, cheios de histórias interessantes. Nessa caminhada lúdica e interativa, cercada por natureza, os participantes poderão observar, experimentar, pesquisar e descobrir! Ao longo do passeio, serão emprestados binóculos e lupas aos visitantes. Pegue carona nessa aventura! Traga também sua câmera e registre suas descobertas. Suas fotos serão divulgadas no site do Museu da Vida. A organização recomenda o uso de repelente na atividade.

Horários: 10h30 e 14h30

Local de encontro: Centro de Recepção do Museu da Vida


Ciência com Pipoca

Sessões de vídeos científicos e bate-papo sobre diversos temas acompanhados de pipoca.

Horário: 11h30, 12h30, 14h30 e 15h30

Local: Sala de vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida


Contadores de Histórias

Contadores misturam fantasia, literatura, ciência e saúde em histórias envolventes e divertidas.

Horário: 10h30

Local: Tenda da Ciência



Barbeiro é profissão?

Trata-se de uma divertida oficina visando revelar mais sobre o barbeiro, um curioso inseto. Haverá distribuição de senhas no Centro de Recepção do museu (20 senhas por sessão).

Horário: 11h e às 14h

Local: Espaço Biodescoberta


Exposição Elementar – a química que faz o mundo

No Ano Internacional da Química, o público confere como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e como eles foram organizados em uma tabela periódica, que, mesmo tendo sido elaborada no século 19, tira do sério muitos estudantes até hoje. Em uma tabela periódica interativa, o visitante pode desvendar as características e aplicações de cada elemento, além de assistir a vídeos sobre eles. Em outros módulos, pode combinar diferentes átomos para formar uma infinidade de moléculas e participar de oficinas com garrafas pet e outros materiais do cotidiano.

Horário: das 10h às 16h

Local: Sala de Exposições do Museu da Vida



Peça teatral Lição de botânica

Numa viagem ao Rio de Janeiro do começo do século 20, apresentando um cenário com buquês, plantas tropicais e diversas flores, a peça narra a trajetória do Barão Sigismundo de Kernoberg, um cientista que, ao tentar impedir que o sobrinho se case, acaba se apaixonando.

Horário: 14h

Local: Tenda da Ciência


Publicado em 26/5/2011.

Voltar ao topo Voltar