Início do conteúdo

02/04/2009

Programa debate os reflexos da falta de saneamento básico para a saúde, educação, turismo e economia

Marcelo Neves


O programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz debate ao vivo o saneamento básico no Brasil nesta sexta-feira (3/4), às 13 horas. De acordo com especialistas, se as propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) forem mantidas pelos próximos governos, levará mais 20 anos para que todas as residências do país tenham acesso a tratamento de esgoto. No Amapá, apenas 1,42% da população tem acesso ao serviço. O que fazer para mudar essa realidade? Como estimular gestores a investirem em saneamento básico?


 

 O programa vai mostrar imagens das periferias das grandes cidades, onde a falta de saneamento é comum

O programa vai mostrar imagens das periferias das grandes cidades, onde a falta de saneamento é comum


Uma pesquisa recente feita pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Instituto Trata Brasil, revela que a falta de saneamento básico, além de causar reflexos negativos na saúde, também afeta a economia, o turismo e a educação. Crianças que vivem em ambientes sem rede de esgoto adoecem mais e vão menos à escola. E os adultos faltam mais ao trabalho.


O programa vai contar com a presença do diretor de produção e grande operação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Jorge Briard; do superintendente da Águas do Imperador, do Grupo Águas do Brasil, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Márcio Salles; do chefe do centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Néri; e de representante da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.


Para acompanhar pela internet basta acessar aqui, clicar na telinha com a inscrição ao vivo e participar a partir de um chat associado à transmissão. No caso da televisão é necessário ter uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse aqui. Mais informações pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.


Publicado em 3/4/2009.

Voltar ao topo Voltar