Início do conteúdo

25/07/2008

Programa do Canal Saúde discute a "lei seca no trânsito"

Marcelo Neves


A Lei 11.705, "a lei seca no trânsito", considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico no organismo. De fato, a batalha contra os excessos na venda e no consumo de bebidas alcoólicas é um desafio antigo do Ministério da Saúde. Agora, com essa lei em vigor, o que muda sob o aspecto da saúde pública? Este é o tema que o programa Sala de Convidados, do Canal Saúde da Fiocruz, vai debater nesta segunda-feira (28/07), a partir das 12h05, na TV e na internet. 


 "Lei seca no trânsito" é tema do <EM>Sala de Convidados</EM> do dia 28/07, às 12h05 (Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz) 

"Lei seca no trânsito" é tema do Sala de Convidados do dia 28/07, às 12h05 (Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz) 


Para discutir, ao vivo, a "lei seca no trânsito", estarão presentes no estúdio o psiquiatra Marcelo Cruz,  coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor do Ministério da Saúde; o advogado Cyro Vidal Soares da Silva, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos do Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP); e o deputado federal do Rio de Janeiro Hugo Leal, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.


O programa terá, ainda, o depoimento do jornalista Alberto Dines, coordenador do programa Observatório da Imprensa. Dines avalia como vem se comportando a imprensa na cobertura de assuntos relacionados à "lei seca no trânsito".


À distância, a coordenadora do Grupo Especial de Interesse de Saúde e Medicina de Crianças e Adolescentes, Evelyn Eisenstein, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vai intergarir com os convidados no estúdio por videoconferência. Da mesma forma, o Sala de Convidados também contará com a participação de representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).


E você, de que lado está: acha a lei muito radical ou necessária? Acredita que ela deve ser questionada ou cumprida? Dê sua opinião: para participar do Sala de Convidados, acesse www.canalsaude.fiocruz.br, clique na tela com a inscrição “ao vivo” e participe por meio do chat associado à transmissão do programa. Perguntas e comentários também podem ser feitos por telefone (0800-7018122 – ligação gratuita).


Para acompanhar o debate pela TV, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. O programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm e saiba como sintonizar a NBR em sua cidade. As universidades que integram a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) podem assistir na sala de videoconferência desta Rede.


Publicado em 25/07/2008

Voltar ao topo Voltar