Início do conteúdo

27/09/2010

Programa fomenta a inovação tecnológica na Fundação


Criado em 2001, o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) é um programa institucional de indução à pesquisa estratégica, que tem como objetivo fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública, tendo como perspectiva contribuir e promover a saúde pública. A Fiocruz já investiu mais de R$ 14 milhões no programa, no período de 2003 a 2010. A inovação tecnológica no campo da saúde pública é definida como a transformação de ideias em produtos, processos e abordagens tecnologicamente novos ou significativamente aprimorados que possam proporcionar melhorias importantes nos produtos, processos e abordagens existentes. Abaixo, em entrevista em vídeo, a coordenadora do PDTSP, Ana Rabello, fala sobre os objetivos do programa, da sua organizacão em redes e sobre a importância do produto na pesquisa.


Na segunda parte da entrevista, Ana comenta sobre o conceito de pesquisa clínica e a Rede de Pesquisa Clínica, a abordagem ecossistêmica da saúde, a parceria com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e colaborações com outras instituições e organizações.


Na última parte, a coordenadora fala sobre as redes PDTSP-Dengue e TEIAS e convoca os pesquisadores da Fiocruz a participarem do programa.


Publicado em 23/9/2010.

Voltar ao topo Voltar