Início do conteúdo

17/11/2016

Projeto usa animações como recurso para divulgação científica

Portal COC


Animações são uma forma lúdica de comunicar e um recurso interessante para pesquisadores usarem na divulgação científica. A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lança no dia 22 de novembro o Projeto Ciência em Gotas, uma série de vídeos que apresentam a trajetória e a atuação de cientistas brasileiros no campo da saúde pública e do meio ambiente. O lançamento será no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro, às 15h.

A cientista Bertha Lutz identificou espécies novas de anfíbios, em especial de pererecas, e descobriu que o coaxar delas variava de uma espécie para outra (imagem: Reprodução)

 

A primeira edição da série é composta por quatro filmes, com um minuto de duração, que apresentam o trabalho dos cientistas Maurício Rocha e Silva e Sérgio Ferreira e o medicamento de hipertensão fabricado a partir do veneno de cobra; Carlos Chagas e a descoberta da doença que leva seu nome; Johanna Dobereiner, com a aplicação de um adubo natural no cultivo da soja e da cana-de-açucar, e Bertha Lutz, e a catalogação de novas espécies de anuros.

Para o coordenador do projeto, Heverton de Oliveira, a linguagem audiovisual facilita a transmissão da informação científica. “É uma forma de comunicação, que pode se converter em suporte eficaz para a popularização do conhecimento. Além disso, esta é a linguagem dominante das mídias - televisão, internet, redes sociais, celulares - que mais atraem o público jovem”, explicou. Após o lançamento, os vídeos serão exibidos na programação do Canal Saúde e em outras emissoras da rede pública de televisão do país.

Serviço:
Projeto Ciência em Gotas
Data: 22/11 (terça-feira)
Hora: 15h
Local: Auditório do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos)

Voltar ao topo Voltar