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28/07/2008

Publicação reúne artigos sobre divulgação científica para crianças

Catarina Chagas


Os debates resultantes do evento Ciência & Criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil, realizado pelo Museu da Vida da Fiocruz em setembro de 2007, ganharam versão em livro. A coletânea reúne artigos de palestrantes do evento sobre questões como a percepção da ciência pelas crianças, a experiência de museus com o público infantil e a utilização de vídeos e jogos para abordar temas científicos. O objetivo é fomentar a discussão sobre como apresentar a ciência de forma instigante, oferecendo uma visão real e tratando a criança como público capaz de compreender questões complexas.



No primeiro capítulo, as organizadoras Rosicler Neves e Luisa Massarani, ambas do Museu da Vida, assinam um relato do evento. Durante os quatro dias dedicados a ele, além das palestras e mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais, foram oferecidas atividades como oficinas, jogos, experimentos, exposições, shows e espetáculos teatrais. Abordando diversos temas científicos, as atrações voltadas ao público infantil atraíram cerca de mil pessoas.


Entre as questões debatidas na programação do evento estavam a imagem do cientista – e da própria ciência – no imaginário das crianças. Alguns dos palestrantes abordam em artigos a percepção que o público infantil tem de temas como mudanças climáticas e evolução, por exemplo. Já o artigo do jornalista científico Yurij Castelfranchi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traz pesquisa realizada com alunos de seis escolas italianas. Para ele, além de formarem um público de extremo interesse em ciência, as crianças podem ser consideradas indicadores de como a sociedade como um todo percebe a ciência e a tecnologia.


Os museus e centros de ciência e seus espaços para crianças também foram tema de reflexão: os artigos apresentam exposições e recursos utilizados por instituições do Brasil, da Inglaterra, da Alemanha e da Espanha para abordar temas que vão das escavações arqueológicas à nanotecnologia. Segundo a bióloga Jane Morrey-Jones, do Science Museum de Londres, a gama de possibilidades destes espaços mostra que o museu, embora não substitua o ensino formal, pode complementá-lo com novas informações e experiências.


Outros temas abordados pelo livro incluem as representações da ciência em desenhos animados, os livros de divulgação científica para crianças e a utilização de brinquedos na educação científica, entre outros. Além de conter relatos de várias pesquisas na área de divulgação científica para crianças, a coletânea oferece dicas a quem deseja se aventurar nessas atividades.


Nesse sentido, o escritor de textos infanto-juvenis Simon Torok apresenta algumas impressões sobre o que os jovens desejam, como captar sua atenção e, ainda, sobre o que não fazer. A propósito, dirigir-se a este público chamando-o de crianças é atitude reprovada por Torok. Ao contrário do que possa sugerir o senso comum, os jovens leitores e expectadores formam um público exigente e ansioso por informações claras e precisas.


A publicação Ciência & Criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil está disponível para download gratuito. Para acessá-la, clique aqui.


Publicado em 28/07/2008

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