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08/05/2007

Publicação reúne textos sobre o trabalho científico da Escola Politécnica de Saúde



A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz está lançando o primeiro volume da série Estudos de Politecnia e Saúde, que tem por meta editar textos construídos a partir do trabalho científico desenvolvido pela instituição. O primeiro volume é formado por artigos, ensaios e relato de experiências, na sua maioria resultados de projetos de pesquisa do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Técnico (Paetec), viabilizado pelo convênio Fiocruz-Faperj. O livro reúne reflexões acerca das políticas sociais de saúde e de educação que inflexionam a formação dos trabalhadores da saúde; de questões relacionadas ao processo de trabalho em saúde; análises de questões cotidianas de escolas de educação profissional em saúde (o currículo integrado, material didático); e a arte e a educação física como elementos significativos de uma educação para além de treinamentos e que têm como premissa a formação dos trabalhadores como parte do desenvolvimento humano e instituída pelas relações sociais.




O artigo “A Estratégia Saúde da Família e Processo de Trabalho: Uma Abordagem a partir da Política Nacional de Humanização”, por Waldir da Silva Souza, reflete os limites e as possibilidades do que vem sendo denominado como humanização da assistência com foco na Estratégia de Saúde da Família. Ana Lúcia Pontes, no artigo “O processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde e a construção da Integralidade: histórico e a Política Nacional de Atenção Básica, e Gustavo Correa Matta, no artigo “A Construção da Integralidade nas Estratégias de Atenção Básica em Saúde”, tecem análises a partir da premissa de que a integralidade constitui-se também como um princípio fundamental na reorientação do modelo assistencial brasileiro,onde a principal estratégia de reorientação do modelo tem sido a de ampliação da atenção básica através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).


No artigo intitulado “Adolescência, o Uso de Drogas e a Atenção Básica” Sérgio Alarcon explicita o contexto atual de políticas voltadas à questão do uso de drogas por adolescentes, assunto presente nas discussões sobre a relação escola e saúde. No artigo “Educação Permanente em Saúde: Direcionamentos e Controvérsias”, Ana Violeta Durão busca explicitar as especificidades que os conceitos de educação continuada e permanente adquirem na área da saúde, e analisa o direcionamento dado à política de educação permanente na saúde.


A análise sobre o processo de trabalho voltado à formação de trabalhadores é o foco de um texto de autoria de Mônica Murito e Valmir Laurentino Silva: “A Qualificação do Trabalho no Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels: O Processo de Formação Do Técnico em Biodiagnóstico” a partir dos novos aspectos técnicos e organizacionais que estão na base do processo de trabalho nesse laboratório. “A organização do processo de trabalho na escola de educação profissional em saúde” é o título do artigo de Ronaldo dos Santos Travassos em que o autor analisa a estrutura interna da escola como organização, e as traduções no cotidiano escolar das relações trabalho e educação no capitalismo.


O estudo “Interdisciplinaridade e Currículo Integrado na formação técnica profissional em saúde”, de Rosineide Guilherme da Silva Panno, tem como foco conceitos que ajudem a construção da interdisciplinaridade como prática significativa à construção do currículo integrado no ensino técnico em saúde.


“Diferentes significados de Saúde: o olhar de alunos-trabalhadores em formação” é o título do artigo de Ana Julia Calazans Duarte, que busca compreender como o conceito de saúde foi discutido pelo curso de Desenvolvimento Profissional de Vigilância em Saúde – que teve como objetivo ampliar o olhar deste trabalhador sobre a concepção do processo saúde-doença, trabalhando com os princípios da vigilância e da promoção em saúde- e analisar se houve mudanças previamente esperadas pela proposta formativa do curso em duas turmas (60 alunos-trabalhadores) no município de Cacoal (RO), em 2004.


Adriana Geisler e Ana Lúcia Abraão, no texto “Memória e Projeto: a Formação em Gestão como Experiência de Cidadania e Autonomia”, procuram mapear as estratégias educacionais empregadas na formação para o trabalhador de nível médio oferecida pelo Curso de Educação Profissional em Gestão dos Serviços de Saúde da EPSJV. Nesse percurso, a investigação vai avançando na tentativa de compreender em que medida essas estratégias se norteiam pelas atuais exigências de que as práticas em saúde sejam construídas de modo coletivo, ao mesmo tempo em que podem proporcionar uma formação centrada na autonomia dos futuros profissionais. Portanto, “cidadania” e “autonomia” são noções que se entrelaçaram como pano de fundo do estudo.


No artigo “Material didático: qual seu papel na formação do trabalhador da Saúde?”, Anakeila de Barros Stauffer se debruça sobre material educativo sempre presente no cotidiano escolar e que é objeto de reflexões constante de educadores da saúde: o livro didático.O estudo, num primeiro momento, reflete sobre a instituição da educação profissional em nosso país, perpassando por sua constituição no campo da Saúde. Num segundo momento, a autora resgata o percurso histórico da instituição do livro didático no âmbito das políticas públicas. Por fim aborda conceitos – dentre eles, os de língua, texto e compreensão – que são importantes para explicitar o papel do livro didático na formação do trabalhador em Saúde.


Outro artigo presente neste livro aborda material educativo para a formação dos trabalhadores da saúde. Sob o título“A Produção de um Protótipo de Site para Formação de Alunos trabalhadores da Vigilância em Saúde Ambiental”, o texto de Sérgio Ferreira de Menezes tece considerações sobre a produção e avaliação de um site que contribua para a formação de trabalhadores na área vigilância em saúde, enfocando a relação saúde e meio ambiente.


“A estética etnográfica: imagens sugestivas para a educação em saúde” é um ensaio de Beatriz Pimenta Veloso sobre a análise do processo de produção de imagens a partir da recente história do cinema. A autora advoga que se tem na imagem uma forte mediação para discursos políticos, econômicos e ideológicos, o que pode fazer com que tecnologias aplicadas a projetos de educação e saúde propiciem uma reflexão mais qualificada, como deve ser demandada pelo processo educativo. Já o texto “Corpo e Ciência: da Prática à Teoria, de autoria de Elaine Vieira Ferreira, é um relato de experiência que inclui análises e reflexões sobre as atividades de expressão corporal no âmbito da disciplina educação física no curso técnico de nível médio em saúde.


O trabalho da EPSJV, além da qualidade nacionalmente reconhecida pelos vários prêmios conquistados nos últimos anos, ocupa um lugar habitualmente negligenciado no Brasil e não apenas no campo da saúde. A formação de profissionais técnicos de nível médio capacitados é um componente essencial na constituição das equipes de saúde, em particular no setor público. A leitura dos textos, contidos neste primeiro volume de Estudos de Politecnia e Saúde, exprime com clareza essa importância, bem como a qualidade do trabalho desenvolvido na EPSJV.

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