Início do conteúdo

05/05/2011

Radis discute o papel da Escola na formação pessoal

Informe Ensp


Antes mesmo de o ataque, no mês de abril, à escola Tasso da Silveira, no bairro de Realengo (RJ), quando um ex-aluno atirou contra vários estudantes, acontecer, a edição 105 (maio de 2011) da matéria de capa da revista Radis já estava fechada. Nela, é abordado o papel da Escola como um instrumento para a transformação da cultura de violência que existe em nossa sociedade nos dias de hoje. A publicação ouviu estudantes, professores e pesquisadores sobre os diversos atos de violência, opressão e perda de valor social ocorridos dentro deste ambiente que deveria ser de educação, aprendizagem e amizade. Com este especial, a Radis busca responder como educação e saúde podem contribuir para afastar a violência das escolas.



Esta edição da revista traz ainda uma lista de 25 filmes que retratam a convivência de alunos, professores, funcionários e suas histórias dentro dos mais variados tipos de escolas. Destaque para Pro dia nascer feliz (2006), filme dirigido por João Jardim, que mostra, com abrangência e profundidade, a realidade das escolas de ensino médio brasileiras neste começo de século. A lista traz ainda Tiros em Columbine (2002), de Michael Moore, que busca entender por que ataques de atiradores em sala de aula se tornaram frequentes nos Estados Unidos.


Na Radis de maio de 2011, há também uma entrevista com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, falando sobre o papel e a vocação da Fundação, nesses 110 anos de atuação, nas prioridades da saúde pública brasileira, sempre em busca de ampliar, por meio do ensino, da pesquisa e dos serviços de referência, sua participação em benefício da sociedade.


Confira estes e outros destaques da edição de maio de 2011 da Radis aqui.


Conheça a Revista Radis


Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à Ensp/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante vinte anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 86 a 93, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, renomeado em 94 Jornal do Radis.


Em 2002, o programa lançou a revista Radis, em substituição a todas as publicações anteriores. É uma revista mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, destinada não só a incorporar as qualidades e funções das publicações anteriores, como também a proporcionar um salto qualitativo na prática jornalística na área da Saúde.


A revista é enviada para todo o país. Atualmente possui uma base de cerca de 60 mil assinantes. O cadastro abrange todas as Secretarias de Saúde do Brasil, municipais e estaduais, diversas organizações governamentais e não governamentais ligadas à Saúde, associações sindicais e de moradores, escolas e profissionais de todos os níveis das áreas da Saúde e afins. A cessão da assinatura é gratuita, fundada no princípio constitucional de que "Saúde é direito de todos e dever do Estado". O Radis entende que tal princípio inclui como dever do Estado e direito de todo brasileiro o acesso a informações claras, precisas e qualificadas sobre saúde. A assinatura da revista é grátis.


Publicado em 5/5/2011.

Voltar ao topo Voltar