Início do conteúdo

20/07/2011

Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue lança site


A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz acaba de lançar o site da Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue - Rede Dengue. 



A Rede Dengue integra todas as atividades realizadas pela Fiocruz para o enfrentamento da dengue e colabora com o Programa Nacional de Combate a Dengue e com estados e municípios brasileiros no controle da doença. O site divulga diversas iniciativas da Fiocruz de promoção, prevenção, educação, pesquisa, assistência e diagnóstico da doença. 


O lançamento do site é uma das estratégias para a consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde no Controle da Dengue. Estão disponíveis para download materiais educativos, jogos para crianças e publicações específicas para profissionais de saúde e gestores do setor. 


O site também é uma fonte de consulta de dados epidemiológicos atualizados e de notícias e informações divulgadas por unidades da Fiocruz, órgãos de governo e organizações internacionais na área de saúde ambiental. Ele traz ainda seções de fotos e vídeos que apresentam o ciclo da dengue desde os criadouros do mosquito até o diagnóstico laboratorial da doença. Na seção de links, o visitante poderá conhecer outros sites nacionais e internacionais sobre dengue. 


Para o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Valcler Rangel, o site vai possibilitar a disseminação da informação para além dos muros da Fiocruz. "Ainda estamos muito restritos a uma atuação regional, e o site no ar possibilitará um alcance nacional e internacional. Vamos divulgar melhor nossas ações de pesquisa tanto básica quanto operacional e as iniciativas de promoção da saúde ligadas ao controle de vetores", afirma. 


Para Rangel, o site também vai melhorar muito a comunicação interna da Rede Dengue, ajudando a disseminar a cultura de rede, que envolve todos os atores: a representação da sociedade e as áreas de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia. "Precisamos trabalhar a questão da dengue realmente em rede, cruzando todas as informações e direcionando as ações de maneira mais estratégica para o controle da dengue no país", diz.


O site da Rede Dengue fica em www.fiocruz.br/rededengue


Veja o vídeo da entrevista com Valcler Rangel aqui.


Publicado em 18/7/2011.

Voltar ao topo Voltar