Início do conteúdo

05/02/2024

Rede Pasteur elege presidente da Fiocruz como representante regional para Américas

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)


A Rede Pasteur anunciou a eleição dos novos representantes regionais para Américas, África, Ásia-Pacífico e Euro-Mediterrâneo. Entre os eleitos, está o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. Junto com Carlos Bathhyany, do Instituto Pasteur de Montevidéu, ele irá representar as Américas. Os novos representantes terão mandatos de dois anos e vão integrar o Conselho Diretor da Associação. A Rede Pasteur é uma comunidade científica formada por mais de 30 instituições em 25 países, com o objetivo de promover a saúde global. De dois em dois anos, cada região escolhe dois representantes. 

Mario Moreira é um dos novos representantes que terão mandatos de dois anos e vão integrar o Conselho Diretor da Associação (foto: Peter Ilicciev)

 

"É uma grande satisfação e senso de responsabilidade que recebo a notícia de que irei representar, ao lado do colega Carlos Bathhyany, a Rede Pasteur de laboratórios na região das Américas. A Rede Pasteur representa uma coalizão de força científica e tecnológica capaz de contribuir muito positivamente no enfrentamento dos desafios da saúde global”, disse Mario Moreira. “Esta eleição representa o reconhecimento dessa rede acerca do papel da Fiocruz no fortalecimento de parcerias científicas e tecnológicas, fundamentais para lidar com os mais complexos desafios em saúde no Brasil, na nossa região e no mundo", acrescentou.

Nesta eleição, em que votaram 100% dos membros, foram escolhidos os seguintes representantes regionais: Mario Moreira, da Fiocruz, e Carlos Bathhyany, do Instituto Pasteur de Montevidéu (Uruguai) para Américas; Leo Poon, do HKU - Pasteur Research Pole (Hong Kong), e Philippe Buchy, do Instituto Pasteur do Laos, na Ásia-Pacífico; Christian Leonard, do Sciensano (Bélgica), e Abderrahmane Maaroufi, do Instituto Pasteur do Marrocos, para Euro-Mediterrâneo; e, no continente africano, Noël Tordo, do Instituto Pasteur de Guiné. A África tem apenas uma cadeira, já que seu segundo representante é o presidente do Conselho Diretor, Amadou Sall. 

Voltar ao topo Voltar