Início do conteúdo

22/04/2010

Representante da Fiocruz África recebe Comenda da Ordem do Rio Branco

Salis Chagas


A representante da Fiocruz na África, Célia Maria de Almeida, recebeu a Comenda da Ordem do Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na última terça-feira (20/4). Emocionada, Célia Maria diz que a medalha é um reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pela Fiocruz naquele país. O mérito, instituído pelo Decreto 51.697/1963, condecora pessoas, instituições ou militares que são tidas como merecedoras do reconhecimento do governo brasileiro, incentivando a prática de ações e feitos dignos de menção honrosa e serve também para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Graduada em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Célia Maria de Almeida recebeu os cumprimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, José Alencar, do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, dentre outras autoridades.


 Celia Almeida, ao receber a Comenda Ordem do Rio Branco, em Brasília

Celia Almeida, ao receber a Comenda Ordem do Rio Branco, em Brasília


De acordo com Célia Almeida, dentre as ações propostas pela Fiocruz para a África está a implementação de uma fábrica de medicamentos em Maputo, capital de Moçambique. “A transferência de tecnologia para a África é termo de cooperação entre os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabelecida pelo presidente Lula”, relata Célia. A Fiocruz África acompanha os programas de cooperação em saúde como cursos de pós-graduação, capacitação em serviços, ensino à distancia, dentre outros desenvolvidos pelas unidades da Fiocruz no Brasil para os países africanos em parceria com o Ministério da Saúde da República de Moçambique.


Célia relata estar otimista para a implementação do mestrado em saúde global e diplomacia da saúde que será realizado em Brasília no próximo semestre. “Sou coordenadora do curso e capacitar profissionais em saúde sobre políticas nacional e internacional facilitará a interação de conhecimentos”, relata Célia. No total foram oferecidos 282 méritos entre todas as categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial, Cavaleiro, Medalha Insígina e Póstumo.


Publicado em 22/4/2010.

Voltar ao topo Voltar