Início do conteúdo

30/08/2012

Reprodução assistida é o tema do programa 'Sala de Convidados' do Canal Saúde


Falar em reprodução assistida não é novidade. O tema é recorrente em filmes e novelas, portanto popularizou-se por meio de um meio de comunicação de massa, e o que foi considerado tabu um dia, já não causa mais tanto espanto. Hoje, é comum referir-se à fertilização in vitro ou inseminação artificial. O que ainda não é comum é o acesso ao tratamento, possível integralmente apenas em clínicas particulares de fertilização, a um custo elevado. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) alguns hospitais oferecem parte do tratamento como atendimento clínico e cirúrgico. A reprodução assistida não é coberta pela rede pública de saúde, pois exige recursos em equipamentos, além de investimentos em estrutura. Mas o assunto retorna à pauta do Ministério da Saúde sete anos depois da primeira tentativa de se implementar um programa dessa natureza.


 A fertilização <EM>in vitro</EM> é um dos métodos mais comuns de reprodução assistida

A fertilização in vitro é um dos métodos mais comuns de reprodução assistida





Em 2005, foi aprovada a Política Nacional de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida. No mesmo ano, quatro meses depois, a portaria que regulamentava o programa (SAS nº 388, de 6/7/2005) foi suspensa. Ela previa o apoio do SUS para o tratamento da infertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% a 15% dos casais têm algum problema de infertilidade, definida como ausência de gravidez depois de 12 meses de tentativas regulares. O assunto é considerado por especialistas em reprodução assistida como parte integrante da assistência em planejamento familiar. O tema será discutido com o especialista em medicina reprodutiva Luiz Fernando Dale; pela presidente da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, Maria do Carmo Borges de Souza; e pela membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-RJ, Carolina Velasco.



Participação ao vivo



O Sala de Convidados é um programa cuja participação do espectador enriquece o debate. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa, ou ligue gratuitamente para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente. Para assistir, acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na Web TV, na página principal. Para assistir via televisão, pela parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. O Sala de Convidados é exibido toda sexta-feira pelo Canal Saúde, ao vivo, às 11h. A cada semana um novo tema é debatido com a participação de especialistas de diversas áreas.



Publicado em 29/8/2012.

Voltar ao topo Voltar