Início do conteúdo

12/08/2010

Residência médica: quando cuidar da saúde da população deixa de ser o primeiro desafio

Marcelo Neves


O programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz desta sexta-feira (13/8), às 13h, debate a residência médica. Instituída em 1977, a residência é uma modalidade de pós-graduação que acabou se tornando uma exigência do mercado. No entanto, após seis anos de estudo, o residente precisa suportar 60 horas semanais de trabalho, com plantões de 24h, recebendo menos de R$ 1,9 mil. Reflita e opine ao vivo a respeito da importância dessa especialização para a saúde pública brasileira e saiba o que profissionais da área pensam a respeito do futuro da residência médica.


 Se há 60 anos a residência médica se apresentava como uma modalidade de pós-graduação, hoje em dia é considerada praticamente exigência de mercado

Se há 60 anos a residência médica se apresentava como uma modalidade de pós-graduação, hoje em dia é considerada praticamente exigência de mercado


Atualmente, mais de 500 instituições no Brasil oferecem programas de residência médica no país. O número de especialidades chega a 130 e cresce a cada ano. Se há 60 anos a residência médica se apresentava como uma modalidade de pós-graduação, hoje em dia é considerada praticamente exigência de mercado. Porém, com bolsas financiadas por recursos públicos, cerca de 60% dos programas de residência estão concentrados no Sudeste. Além de faltarem especialistas nas regiões Norte e Nordeste, pesquisas apontam que, ao terminarem a residência, menos de 20% dos médicos atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deixando de fora boa parte da população, que não tem acesso a rede privada de saúde.


Para debater o tema estarão no estúdio o presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Nívio Lemos; a coordenadora de Residências em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Jeanne Michel; o coordenador de Ações Estratégicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/MS), Sigisfredo Brenelli; e o membro da Coordenação de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, Sérgio Gomes.


No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão.


Publicado em 12/8/2010.

Voltar ao topo Voltar