Início do conteúdo

22/08/2007

Revista 'Época' inclui Agência Fiocruz de Notícias entre os melhores sites sobre saúde

Ricardo Valverde


A revista Época desta semana (edição nº 483, de 20/08/07) traz como manchete de capa a reportagem Doutor Google - O que você ganha e o que você perde ao consultar a internet antes do médico. O texto, de autoria de Cristiane Segatto e Suzane Frutuoso, aborda a mudança na relação entre médicos e pacientes proporcionada pela rede mundial de computadores. A reportagem aponta os aspectivos positivos e negativos das informações sobre saúde colhidas na internet e lista aqueles que considera "os bons sites" sobre o tema. Uma das páginas citadas é a da Agência Fiocruz de Notícias, escolhida por tornar disponível para os internautas um Glossário de Doenças, reportagens especiais e entrevistas.



O texto, no entanto, deixa claro que, como não há filtro na internet, muitas informações contêm erros e imprecisões e que além disso a web favorece a hipocondria. É certo também que muitos dos tratamentos encontrados na rede não podem ser aplicados da mesma forma a todas as pessoas que têm a mesma doença. Em relação aos sites confiáveis, a revista aponta como fato positivo a autonomia que o paciente ganha para decidir sobre sua saúde, mostra que a informação obtida facilita a conversa com o médico e que o paciente com maior conhecimento sobre o problema adere ao tratamento com mais facilidade.


Além da Agência Fiocruz de Notícias, outros sites que desenvolvem um bom trabalho informativo na área, segundo a revista, são o do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Scielo - para encontrar especialistas - e o americano WebMd, que publica artigos que estejam de acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a agência do governo dos Estados Unidos encarregada de regular os setores de alimentos e remédios.

Voltar ao topo Voltar