Início do conteúdo

15/12/2010

Revista lança nova edição durante seminário sobre psiquiatria


O novo número da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) apresenta reflexões de historiadores e de alguns dos maiores especialistas brasileiros em psiquiatria sobre a história dessa especialidade médica no país. A surpresa, dessa vez, é o convite feito ao leitor para um debate prévio à leitura, com alguns dos autores, no seminário A História da Psiquiatria no Brasil Republicano, em 17 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Pasteur 250, na Urca, no Rio de Janeiro). A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. Para participar do seminário é preciso enviar a inscrição preenchida para o e-mail eventosdepes@coc.fiocruz.br , com o assunto Seminário História da Psiquiatria no Brasil Republicano. Todos receberão certificado.


 O Hospício Nacional de Alienados, no início do século 20. O prédio hoje sedia parte da UFRJ

O Hospício Nacional de Alienados, no início do século 20. O prédio hoje sedia parte da UFRJ


Como os psiquiatras brasileiros distinguiam categorias diagnósticas, tais como psicose alcoólica, paranóia, transtornos delirantes, melancolia, histeria; o deslocamento da tradição psiquiátrica francesa para a alemã no Brasil, o registro do pensamento médico em diversas publicações do início do século 20. Esses são alguns dos aspectos discutidos nos 12 artigos inéditos da seção Análise da revista, dois desses assinados pela historiadora Margarida de Souza Neves e pelo psiquiatra Joel Birman.


Na seção Notas de Pesquisa são apresentados os apontamentos de Simone Santos de Almeida Silva sobre o caso da beata Germana Maria da Purificação, que teve seu estado clínico declarado como sobrenatural por dois cirurgiões de Minas Gerais, no início do século 19. Em Fontes, o leitor é convidado a percorrer o labirinto dos prontuários e outros documentos do Hospício Nacional de Alienados.


Publicado em 10/12/2010.

Voltar ao topo Voltar