Início do conteúdo

31/01/2012

Revista publica estudos sobre problemas de saúde e prevenção de riscos

Informe Ensp


A primeira edição de 2012 da revista Ciência & Saúde Coletiva (volume 17, n° 1, janeiro 2012) traz um resumo da sua produtividade em 2011, mencionando a importância para o campo da saúde, com 1.710 artigos recebidos pelo site; 443 publicados; 1.094 recusados; 112 sob condição, aguardando parecer final; e 224 em processo de avaliação. Também apresenta o resultado de pesquisas em âmbito nacional e internacional, sobre problemas de saúde e as respostas do setor, propõe um debate sobre a prevenção de riscos para doenças cardiovasculares e apresenta artigos sobre doenças e agravos e vários aspectos do sistema de saúde. A publicação traz 23 artigos e conta com a colaboração de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).


 Um dos artigos apresenta critérios de julgamento para avaliar a satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids

Um dos artigos apresenta critérios de julgamento para avaliar a satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids





Leia os artigos com participação dos pesquisadores da Ensp/Fiocruz


No artigo Assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e violência: a situação dos municípios em Pernambuco, Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima; Maria Luiza Carvalho de Lima; Suely Ferreira Deslandes; Edinilsa Ramos de Souza e Alice Kelly Barreira realizam uma análise diagnóstica da assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e de violência em municípios de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes. Os resultados apontaram que mais da metade dos serviços realizam apenas atendimentos em grupo, prevenção de sequelas e estimulação neuropsicomotora.


Em Mais humano que um humano: a halitose como emblema da patologização odontológica, Adauto Emmerich e Luis Davis Castiel trazem uma perspectiva teórica de análise que se relaciona com o fato de que o conhecimento odontológico não deve ser visto como algo universal, independente da realidade, mas participante da sua construção. Exploram a ideia simbolizada na colonização do conhecimento da odontologia contemporânea para além do "mais humano que um humano". O artigo conclui que a veracidade do conhecimento odontológico, entre os seus principais atores, os seus discursos e suas práticas sociais, nunca é neutra, mas sempre articulada aos interesses com os quais está envolvida permanentemente. O olfato desliza do saber à memória e do espaço ao tempo e certamente das coisas aos seres. A halitose é, muitas vezes, improvável, misturada, singular, incerta em tempo e lugar.


Construindo critérios de julgamento em avaliação: especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids é o título do artigo assinado pelos pesquisadores Ângela Esher; Elizabeth Moreira dos Santos; Rachel Magarinos-Torres e Thiago Botelho Azeredo, que aborda o critério como uma ferramenta típica da avaliação e que pode ser definido como uma dimensão-padrão em função da qual a realidade do objeto da avaliação receberá julgamento qualitativo e/ou quantitativo. O artigo apresenta critérios de julgamento para avaliar a satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids e seu processo de construção por meio de consenso entre diferentes atores sociais.


Publicado em 30/1/2012.

Voltar ao topo Voltar