18/06/2005
Aílson Santos
Eleito nesta segunda-feira (06/06) para o cargo de diretor do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CPqLMD), unidade da Fiocruz em Manaus, o médico Roberto Sena permanecerá como diretor do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR) até agosto, quando tomará posse no CPqLMD. O novo diretor obteve 23 dos 24 votos dos servidores da Fiocruz no Amazonas.
Roberto Sena Rocha nasceu em Itacira (BA), tem 55 anos, é casado e tem um filho. Em 1974, graduou-se pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador. Dois anos depois ingressou na Fundação Oswaldo Cruz ao começar a trabalhar no Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR), em Belo Horizonte, como médico do Laboratório de Esquistossomose, do qual se tornou chefe no período de 1995 a 1997.
Foi assessor técnico-científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, membro da Câmara Técnica de Pesquisa da Fiocruz e por duas vezes fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Participou de todos os Congressos Internos da Fiocruz, como delegado do CPqRR. Em 1998 foi eleito diretor do Centro de Pesquisa René Rachou, sendo reeleito em 2002. Sua trajetória profissional inclui a publicação de 72 artigos científicos e a apresentação de trabalhos em eventos de relevância científica nas áreas de epidemiologia e controle da esquistossomose.