Início do conteúdo

01/08/2017

Rodas de conversa incentivam prevenção às arboviroses no RN

Valéria Padrão (Fiocruz Brasília)


“São casas simples com cadeiras na calçada ....” o costume tão brasileiro, já cantado pelos poetas Vinicius de Moraes e Chico Buarque, tem ajudado na sensibilização da população de Mossoró (RN)  para o controle do mosquito Aedes aegypti. Revitalizado em fevereiro deste ano, o projeto Roda de Conversa na Calçada Amiga consiste em convidar moradores de uma determinada área de um bairro para conversar e com uma linguagem simples, clara e objetiva responder questionamentos da comunidade. O resultado é uma redução drástica no índice de infestação – bairros onde o percentual era de 23% reduziram a zero a presença do mosquito, em outros houve queda de 50%.

Agentes de saúde, qualificados para desenvolverem atividades de educação em saúde, promovem rodas de conversas nos bairros onde a situação é mais crítica e lá permanecem entre uma e duas semanas, a depender da necessidade local. Para estimular a participação, os agentes percorrem as ruas convidando moradores para uma conversa. Feita a roda, os moradores são instigados a contar a ocorrência em suas famílias de casos de arboviroses transmitidas pelo Aedes – dengue, zika ou chikungunya e a fazer correlação com o ambiente que habitam e trabalham.  Ao final, os agentes saem em campo vistoriando casas e quintais, eliminando criadouros e orientando para evita-los.

O encontro com os moradores finaliza com a apresentação de uma peça de teatro denominada Xô dengue. Nela, acontece um diálogo entre uma dona de casa e o mosquito, que usando uma linguagem leve e divertida induz os moradores a refletir sobre atitudes e ações que ajudam a combater o vetor. Uma articulação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e com as escolas do bairro é feita para que as ações de controle prossigam após as ações de intensificações.

Esta é uma das dezenas de atividades que serão apresentadas na Feira de Soluções para a Saúde – Zika, que será realizada de 8 a 10 de agosto no Cimatec em Salvador (BA). Clique aqui para conhecer o site da Feira, que traz as experiências já cadastradas e fazer sua inscrição. Reunindo parceiros nacionais e internacionais, a Feira é coordenada pela Fiocruz Brasília e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs).

 

Voltar ao topo Voltar