Início do conteúdo

16/05/2007

Série especial na TV exibe as condições da saúde pública na Amazônia

Marcelo Neves


O Brasil que poucos brasileiros conhecem é a atração da série Canal Saúde na Estrada – Amazônia, nos dias 18 e 25 deste mês. Na próxima sexta-feira (18/05) o programa exibirá imagens do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), um lugar onde 95% da população é indígena e que abriga 23 etnias diferentes. Lá funciona o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS). Para cuidar da saúde dos cerca de 23 mil indígenas que vivem no Alto Rio Negro, o DSEI conta com 19 pólos base que ficam em lugares estratégicos, onde as comunidades têm acesso ao SUS.


 Atendimento em posto de saúde de distrito sanitário indígena (Foto: Acervo <EM>Canal Saúde</EM>)

Atendimento em posto de saúde de distrito sanitário indígena (Foto: Acervo Canal Saúde)


Já em 25 de maio será apresentada a viagem da equipe de reportagem do Canal Saúde às aldeias de Tunuí Cachoeira e Tucumã. O Canal Saúde conferiu de perto o trabalho que a Fiocruz desenvolve para recuperar a cultura dos índios baniwa. Hábitos e cultura de um povo que usa o “aturá” para carregar objetos, come peixe defumado com beju (feito de mandioca com goma) e quinhapira (peixe preparado com vários tipos de pimenta).


O programa Canal Saúde faz parte de um projeto de mesmo nome formado por oito programas de produção própria e cinco captados por meio de parcerias, todos voltados para assuntos relacionados às políticas públicas em saúde, ciência & tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional. Conheça o projeto aqui.


O Canal Saúde é veiculado pela parabólica - polarização horizontal - 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz. Caso haja  dificuldades em sintonizar o Canal Saúde, ou para obter outras informações sobre a programação, os telefones do Serviço de Atendimento ao Telespectador (SAT) são 0800-7018122 ou (21) 2598-2752/2703.

Voltar ao topo Voltar