Início do conteúdo

14/09/2009

Sai nova edição de 'Noções básicas de epidemiologia e prevenção das doenças'

Isis Breves


O livro Noções básicas de epidemiologia e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, em sua segunda edição, revista e ampliada, está sendo lançado pela Editora Fiocruz na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A obra foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), com coordenação da epidemiologista Claudia Teresa Vieira de Souza, a partir de grupo de estudos sobre doenças infecciosas para pacientes e familiares atendidos na instituição e para funcionários. A novidade na nova edição é a inclusão de um capítulo sobre acidentes com animais peçonhentos. Com objetivo de promoção da saúde e a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, a publicação é uma iniciativa de construção compartilhada de conhecimento. Segundo a diretora do Ipec/Fiocruz, Valdiléa Veloso "o livro representa uma novidade no cenário da divulgação científica, pois foi pensado a partir de uma pesquisa clínica em tuberculose desenvolvida no Ipec que integrou a área da educação em saúde às atividades técnico-científicas do estudo".


 


"O livro aborda noções básicas sobre célula, infecção, processo saúde-doença, sistemas do corpo humano, o mundo microscópico, principais vetores e agentes etiológicos das doenças infecciosas mais frequentes de pacientes atendidos no Ipec, epidemiologia, doenças de notificação compulsória, como a tuberculose e Aids, considerações importantes sobre medicamentos e prática de prevenção de infecções hospitalares", resume a epidemiologista Claudia Teresa, organizadora do livro.


Desde agosto de 2002, o Laboratório de Epidemiologia Clínica do Ipec atua no projeto de pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj) denominado Estudo clínico-epidemiológico e operacional da quimioprofilaxia para tuberculose. "Durante o atendimento de pacientes do projeto, ouvimos alguns relatos e, a partir daí, começamos a pensar sobre a possibilidade de realizar um trabalho que pudesse esclarecer dúvidas e conceitos sobre as doenças infecciosas e parasitárias (DIPs) para pacientes e seus familiares", explica a organizadora.


Segundo a coordenadora, a partir do diagnóstico foi feito em setembro de 2005 um estudo-piloto direcionado a clientela do projeto de pesquisa da quimioprofilaxia para tuberculose (TB) no Ipec, cujo objetivo foi resgatar os conceitos adquiridos durante o ensino formal para facilitar o entendimento das doenças infecciosas e consequentemente a prevenção das mesmas.


"Inicialmente, o trabalho foi direcionado a pacientes do projeto de quimioprofilaxia para tuberculose e seus familiares e amigos. Em 2008 montamos um grupo de estudo com trabalhadores do Ipec. Isso porque muitos trabalhadores manifestaram interesse em participar do grupo quando expusemos o trabalho no evento Fiocruz pra Você de 2007, afirma Claudia Teresa. A partir desses grupos, todo o conteúdo teórico-prático deu origem ao livro elaborado por toda a equipe participante do projeto, ampliando os temas com a finalidade de divulgar o conhecimento científico por meio da popularização da ciência.


O livro Noções básicas de epidemiologia e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias tem 13 autores, com oito capítulos, e conclui com as memórias dos grupos de estudo de 2005 a 2008. Claudia afirma que "o projeto é permeado pela humanização na construção compartilhada de conhecimentos, como a valorização de diferentes atores sociais implicados no processo de produção de saúde".


Publicado em 14/9/2009.

Voltar ao topo Voltar