Início do conteúdo

18/12/2017

Sala de Convidados do Canal Saúde discute ‘envelhecimento saudável sem SUS’ nesta terça (19/12)

Canal Saúde / Fiocruz


O Brasil caminha para se tornar um país de idosos, como já ocorre em outras nações, como muitas das europeias, por exemplo. Segundo estudos, em 2030 o número de brasileiros com mais de 60 anos deve ultrapassar o de crianças. Uma população maior de idosos requer atenção às demandas maiores e mais específicas das pessoas nessa faixa etária. São questões que vão da acessibilidade à atenção à saúde.

Mas em um cenário de restrição dos gastos públicos, em que o Sistema Único de Saúde (SUS) segue subfinanciado e, por hora, não vê perspectivas de melhoras no horizonte, o Sala de Convidados lança a questão para o debate: como será envelhecer sem poder contar com o SUS?

Para discutir o assunto, as convidadas são a médica geriatra e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe) do Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas), Karla Giacomin; a coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde e Envelhecimento (Gese) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológoca em Saúde (Icict/Fiocruz), Dalia Romero; e a coordenadora do Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro (FORUM PNEI-RJ), Maria Ponciano.

O programa vai ao ar nesta terça-feira (19/12), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde

Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.

Saiba aqui como assistir. 

Voltar ao topo Voltar