Início do conteúdo

04/11/2009

Segunda turma de doutorado em Saúde Pública é oferecida em Manaus

Ana Paula Gioia


Com o objetivo de formar doutores e docentes comprometidos com uma visão contemporânea da temática regional, nacional e internacional na área da saúde coletiva, o Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CPqLMD/Fiocruz na Amazônia), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), abrirá em 2010 sua segunda turma de doutorado em Saúde Coletiva em Manaus. Serão oferecidas 20 vagas e o edital da seleção pública já está disponível na internet.


 Fachada do prédio do CPqLMD/Fiocruz Amazônia 

Fachada do prédio do CPqLMD/Fiocruz Amazônia 


O doutorado é fruto de uma parceria do CPqLMD com cinco programas de pós-graduação de três diferentes unidades da Fiocruz: Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), no Rio de Janeiro; Saúde Pública, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CpqAM/Fiocruz Pernambuco); e Saúde da Criança e da Mulher, do Instituto Fernandes Figueira (IFF), também no Rio. A primeira experiência do curso em Manaus foi iniciada em 2005 e produziu excelentes resultados. Três alunos já foram formados e outros dez estão em fase de finalização de suas teses.


As atividades do curso serão desenvolvidas na sede no CPqLMD e os alunos deverão passar, pelo menos, três meses nas sedes dos outros programas de pós-graduação ao qual estejam vinculados (Ensp, CPqAM ou IFF). A primeira etapa da seleção dos alunos terá início no dia 5 de janeiro de 2010 e a divulgação do resultado final dos aprovados está prevista para o dia 29 de janeiro.


Segundo a coordenadora do curso, Luiza Garnelo, o intuito é a formação de um grupo de pesquisadores-doutores, com sólida base teórica e metodológica e com linhas de investigação voltadas para questões de interesse da Região Amazônica. As vagas serão direcionadas, prioritariamente, para pesquisadores de instituições locais que tenham potencialidade para ofertarem, futuramente, programas de pós-graduação, provendo sustentabilidade à formação de pesquisadores-doutores na região.


“A carência de recursos humanos qualificados para pesquisa e pós-graduação e, em particular, a baixa concentração de docentes com doutorado em saúde coletiva nas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia têm sido importantes entraves à consolidação da pesquisa e da produção científica nessa área de conhecimento. A reversão desse cenário só pode se dar através do estabelecimento de programas de mestrado e doutorado nesta área, hoje inexistentes na região, através do apoio dos programas de pós-graduação de outras regiões do país. Isto contribuirá para a instalação futura de programas com funcionamento regular nas instituições locais”, explica Luiza


Para o diretor do CPqLMD, Roberto Sena Rocha, esta é uma iniciativa que visa inserir ativamente a Fiocruz Amazônia no processo de formação de recursos humanos para a região, fortalecendo sua atuação, principalmente no momento atual, em que há grandes investimentos na formação de doutores para a Amazônia. “Com a formação desta segunda turma de doutorado, pretendemos, num prazo de três a quatro anos, consolidar as bases necessárias para a abertura de um programa permanente de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva em Manaus”, destaca.


Publicado em 4/11/2009.

Voltar ao topo Voltar