Início do conteúdo

12/11/2012

Selo Fiocruz Vídeo lança dois novos DVDs no Abrascão 2012

Fernanda Marques


Dois novos DVDs com o selo Fiocruz Vídeo serão lançados durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2012), de 14 a 18 de novembro, em Porto Alegre. O DVD Cinematógrafo Brasileiro em Dresden apresenta os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, exibidos em 1911 na Exposição Internacional de Higiene em Dresden, na Alemanha. Já o DVD Baniwa: uma história de plantas e curas aborda as práticas de cura do povo indígena Baniwa, do Alto Rio Negro, no Amazonas. O selo Fiocruz Vídeo é fruto de uma iniciativa da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, com o apoio da Editora Fiocruz. Confira mais informações sobre os títulos:


Cinematógrafo Brasileiro em Dresden



Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden (Alemanha). Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance (MG), são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.



Direção: Eduardo Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido;

Duração: 21 minutos;

Eleito o melhor filme de curta metragem pelo júri popular no Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine 2011).


Baniwa: uma história de plantas e curas



As práticas tradicionais de cura estão no cerne da cultura Baniwa, povo indígena do Alto Rio Negro (AM). São os saberes míticos dos Baniwa que orientam suas concepções de saúde e doença e que direcionam as ações de cura dos conhecedores de plantas, dos pajés e dos benzedores. Qual é o espaço de reconhecimento destes saberes hoje? O documentário busca o sentido de permanência dessas práticas no atual contexto do contato.


Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido;

Duração: 53 minutos. 


Fiocruz Vídeo


O selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde. Criado em 2006, o selo surge da convicção da VideoSaúde de que o audiovisual é uma estratégia de disseminação do conhecimento em saúde. Para isso, o Fiocruz Vídeo tem duas linhas de atuação: popularizar e democratizar o acesso da população ao conhecimento em saúde pública através da comercialização de DVDs, a baixo custo, na Editora Fiocruz, em congressos e feiras; e fomentar e incentivar a produção independente de audiovisuais em saúde através do lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização. 


O selo Fiocruz Vídeo conta, agora, com 11 títulos.


Mais informações sobre os títulos aqui.   



Publicado em 12/11/2012.

Voltar ao topo Voltar