Início do conteúdo

31/07/2007

Semana Mundial abordará a importância da amamentação na primeira hora de vida

Roberta Monteiro


Amamentação na primeira hora, proteção sem demora é o tema da 16ª Semana Mundial da Amamentação, que ocorrerá na primeira semana de agosto. A campanha que estimula o aleitamento materno terá início nesta quarta-feira (1º/08), às 9h30, na Cinelândia, e contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, além de artistas e autoridades. A idéia é reunir 350 mães em fase de amamentação e doadoras de leite humano. Para comemorar a Semana, o Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fiocruz que é responsável pela coordenação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (Rede-BLH), promoverá a palestra A importância da amamentação na primeira hora de vida, em 9 de agosto.

 Mães internadas no IFF falarão sobre o contato pele a pele com o bebê na sala de parto (Foto: Ana Limp) 

Mães internadas no IFF falarão sobre o contato pele a pele com o bebê na sala de parto (Foto: Ana Limp) 


O objetivo do encontro é informar sobre a importância da amamentação logo após o nascimento, uma vez que o leite humano protege o bebê contra doenças e alergias, ajuda a mulher a produzir leite mais rapidamente e auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A palestra será ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno (Abonam), Gabriela Dorothy de Carvalho. Na ocasião, mães ainda internadas no IFF falarão sobre o contato pele a pele com o bebê na sala de parto. O encontro ocorrerá das 10h às 12h, no anfiteatro A do Centro de Estudos do IFF.


Ainda durante a semana, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro, em parceria com a Rede-BLH, promoverá a campanha Saúde, o seio da questão, que terá como atividade principal a arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica, que serão utilizados para armazenar o leite materno doado aos bancos de leite. No IFF haverá um posto de arrecadação na entrada do Instituto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2554-1703.

Voltar ao topo Voltar