Início do conteúdo

03/08/2010

Semana Mundial de Aleitamento Materno terá comemoração e atividades na Fiocruz


Na manhã desta quinta-feira (5/8), o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoverá a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema, este ano, é Amamentação: cumprimos os 10 passos. O evento, que apresentará as atividades desenvolvidas por todos os setores do Instituto envolvidos no cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno, contará com a presença do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) e do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.


 Implantado em 1943, com o objetivo de combater a mortalidade infantil e em particular a neonatal, o Banco de Leite Humano do IFF é o mais antigo do Brasil

Implantado em 1943, com o objetivo de combater a mortalidade infantil e em particular a neonatal, o Banco de Leite Humano do IFF é o mais antigo do Brasil


Desde 1999, o IFF integra a iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o responsável pelo Serviço de Banco de Leite Humano, Franz Novak, o Instituto precisou adequar-se para cumprir o regulamento da Ihac, e, para a manutenção do título, é necessário que todos os profissionais, equipes dos departamentos e serviços do IFF estejam envolvidos na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, incentivando as mães a amamentarem seus bebês exclusivamente até os 6 meses de vida e com alimentação complementar até 2 anos de idade ou mais.


BLH mais antigo do país


Implantado em 1943, com o objetivo de combater a mortalidade infantil e em particular a neonatal, o Banco de Leite Humano do IFF é o mais antigo do Brasil e, desde 1987, opera como centro de referência nacional, atuando como articulador da política pública de saúde para o setor. Seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, conduzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto, possibilitou a construção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), da qual é gestor. O BLH-IFF também é responsável pela coordenação do projeto de ampliação da Rede, que prevê a implantação de 16 novos bancos de leite humano e 11 postos de coleta na região da Amazônia Legal e do nordeste brasileiro.


Atualmente, a Rede BLH-BR conta com 198 bancos de leite e 72 postos de coleta em todo o Brasil, beneficiando, por ano, cerca de 130 mil recém-nascidos prematuros ou de baixo peso internados em unidades neonatais. O êxito dessa experiência inspirou a criação do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, aprovado em 2007, no Chile, que já resultou na implantação de bancos de leite humano em países como Argentina, Uruguai, Equador, Cuba e Venezuela e na formulação de projetos de cooperação com Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e República Dominicana.


Serviço


Comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Dia: 5/8, das 10h às 12h30

Local: Anfiteatro A do Centro de Estudos Olinto de Oliveira

Avenica Rui Barbosa 716, no Flamengo

Informações: 2554-1879/2552-8829


Programação


10h – abertura

Carlos Maciel – diretor

Eduardo Novaes – vice-diretor de Assistência

Fábio Russomano – vice-diretor de Ensino

Kátia Sydronio – vice-diretora de Pesquisa

Olga Bastos – diretora do Centro de Estudos Olinto de Oliveira


10h30 – mesa-redonda: O incentivo ao aleitamento materno no IFF

Moderador: João Aprígio Guerra de Almeida


Palestras

• Augusta Assumpção: O preparo da gestante para o aleitamento materno;

• Tânia Santana: O apoio às nutrizes nas primeiras horas

• José Roberto Ramos: Aleitamento materno x prematuridade: vantagens e perspectivas

• Roseli Costa: O valor nutricional do leite humano


11h30 – mesa-redonda: Aleitamento materno – construção de uma prática

Moderador: Franz Reis Novak


Palestras

• Marlene Assumpção: Do aleitamento ao desmame

• Mariângela Almeida: Atuação fonoaudiológica aplicada ao aleitamento materno

• Nina Salvoldi: Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno

• Irene Kalil: Mídias utilizadas na divulgação do aleitamento materno


Publicado em 3/7/2010.

Voltar ao topo Voltar