11/10/2006
Com o tema Criatividade & Inovação, a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 23 de outubro, movimenta o país com atividades voltadas para a divulgação científica, mobilizando a população em torno de temas relacionados à ciência e à tecnologia. O objetivo da Semana é atrair especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas. O evento conta com a participação de instituições científicas e tecnológicas, universidades e escolas de todo o Brasil. No ano passado, foram realizadas 6.701 atividades com 844 instituições em 332 municípios.
Diversas unidades da Fiocruz programaram atividades para a Semana. Para demonstrar como os mais diversos corpos têm a habilidade de voar, desde pássaros e insetos a bolhas de sabão e o avião 14-Bis, pilotado por Santos Dumont, o Museu da Vida promoverá 20 atividades durante a Semana Nacional de C&T, entre oficinas, mostra de vídeos e visitas às exposições permanentes do Castelo Mourisco, da Biodescoberta e outros espaços.
No dia 16, a abertura da Semana promove no Museu da Vida o ciclo de palestras Ciência e saúde: transgênicos e genoma, das 14h às 17h. A partir do dia 17 começam as atividades interativas. Na oficina de dobraduras será explorada a aerodinâmica dos aviões de papel, enquanto na mostra Sementes voadoras será explicado como a forma é determinante no vôo dos objetos. Monitores do Museu da Vida utilizarão uma réplica do 14-Bis para demonstrar como o avião exigiu de Dumont conhecimentos de engenharia e extrema habilidade para pilotá-lo. Compreender como bolhas feitas com água e sabão podem voar é o objetivo de outra oficina, na qual serão abordados simples conceitos de química para crianças e adolescentes.
Além das mostras ligadas ao tema da Semana Nacional de C&T, o Museu incluiu na programação diversas atividades permanentes, como peças teatrais, exibição de vídeos e a exposição Sentidos da vida, onde os participantes são convidados a experimentar diversas sensações e entender como funcionam os sentidos
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) integrará o evento com a realização de dez oficinas de ciência e arte projetadas para desenvolver materiais, metodologias e recursos humanos para divulgação científica. Por meio de diferentes manifestações artísticas – como literatura, cinema, teatro, desenho, pintura, modelagem e música – as oficinas trabalharão conceitos gerais de ciência, tecnologia e saúde para demonstrar como a construção do conhecimento pode ser divertida. As oficinas serão realizadas de 16 a 20 de outubro, de 9h às 12h e de 14h às 17h, na sala 117 do Castelo Mourisco, em Manguinhos. Serão oferecidas 15 vagas por oficina e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail cienciaearte@ioc.fiocruz.br até 17 de outubro. A participação é gratuita.
O Instituto Fernandes Figueira (IFF) também preparou atividades. A unidade materno-infantil da Fiocruz vai participar do encontro nos dias 16, 19 e 20 de outubro, apresentando estudos realizados na linha de pesquisa saberes e práticas para promoção da saúde, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nupctis), da vice-diretoria de pesquisa. Este ano, as atividades do IFF acontecerão no próprio Instituto, no Flamengo, e no campus da Fiocruz em Jacarepaguá, em parceria com o IOC. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2554-1883 e pelo endereço eletrônico nupcts@iff.fiocruz.br.
Na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) a Semana será celebrada com o evento Politécnico de Portas Abertas, de 17 a 19 de outubro. A programação do evento da EPSJV contará com apresentações de filme e teatro, exposições e oficinas. O Politécnico de Portas Abertas é dirigido aos alunos da Escola e ao público externo. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento. Abaixo, as programações do IOC e do IFF.
Programação do IOC
Dia 16
Horário: 9h às 12h - Criatividade, arte e ciência
Introdução ao tema de ciência e arte para educadores. Serão realizados exercícios de reflexão sobre o perfil de artistas e cientistas e sobre as ferramentas por eles utilizadas para estimular a imaginação e a criatividade, como observar, evocar imagens, abstrair, reconhecer e formar padrões, estabelecer analogias, pensar com o corpo, ter empatia, pensar de modo dimensional, criar modelos, brincar, transformar e sintetizar.
Coordenação: Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC
Horário: 14h às 17h - Vivências teatrais
Aplicação da linguagem teatral para o diálogo entre profissionais de diferentes áreas que compartilham objetivos educacionais específicos, como a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A linguagem teatral estabelece relação com a inventividade da ciência e permite ação e reação espontâneas dos participantes.
Coordenação: Denise Figueira de Oliveira, mestre em ensino em biociências e saúde e Cinthia Mendonça, diretora teatral
Dia 17
Horário: 9h às 12h - Saúde, alegria e palhaçadas
Utiliza a figura do palhaço para trabalhar uma nova abordagem sobre o mundo e buscar alternativas para a transformação humana e social. O objetivo é sensibilizar o público para uma nova proposta de relação com o meio através de vivências e brincadeiras.
Coordenação: Marcos Vinícius Campos, doutorando em ensino em biociências e saúde
Horário: 14h às 17h - Ateliê da saúde
O projeto Ateliê da saúde é realizado com pacientes internados ou vinculados a tratamentos ambulatoriais e propõe atividades de artes plásticas para expressão de sentimentos relativos a expectativas e angústias sobre os quadros clínicos. A oficina reunirá educadores que participam do projeto para troca de experiências e realizará com os participantes atividades similares às desenvolvidas com os pacientes
Coordenação: Márcia Franco, mestre em ensino em biociências e saúde
Dia 18
Horário: 9h às 12h - Ciência, tecnologia e saúde nas historias em quadrinhos
Apresentação e discussão de histórias em quadrinhos com conteúdo crítico em relação ao campo de ciência e tecnologia. Filmes de animação também podem ser utilizados.
Coordenação: Claudia Kamel, mestre em ensino em biociências e saúde e Lucia de La Rocque, pesquisadora do IOC
Horário: 14h às 17h - Espaço, criação e alegria
Trabalha novos pensamentos e possibilidades de transformação do espaço físico através de exercícios práticos e reflexões sobre aspectos de empatia com o ambiente e objetos, localização no espaço, formas de representação, funções e usos dos objetos. É conduzida por um mediador e documentada por registro fotográfico, pela gravação de depoimentos e pela coleta dos desenhos produzidos pelos participantes.
Coordenação: Elio Grossman, doutorando em ensino em biociências e saúde
Dia 19
Horário: 9h às 12h - Ciência e música
Apresentação do trabalho de um cientista-músico, de sua trajetória pessoal e experiências musicais específicas, integrando os participantes em um debate sobre a relação entre ciência e música.
Coordenação: Marcos Vinícius Campos, doutorando em doutorando em ensino em biociências e saúde
Horário: 14h às 17h - Bio-arte
A oficina refere-se ao olhar que cada indivíduo pode estabelecer ao observar imagens de estruturas celulares e como é possível transpor esse olhar do campo emocional para o concreto, a partir de ferramentas artísticas. Os suportes materiais utilizados são tintas naturais e artificiais, pincéis, massa de modelar e materiais de fácil aquisição para construção de modelos tridimensionais.
Coordenação: Rosane Meirelles, pesquisadora do IOC
Dia 20
Horário: 9h às 12h - Ficção científica, ciência e gênero na literatura e no cinema
Discussão em pequenos grupos de textos e filmes de ficção científica. Os resultados são levados a um debate amplo, para o estabelecimento de um consenso sobre os conceitos de ciência e saúde divulgados pelas obras abordadas.
Coordenação: Cilmar Castro, mestre em ensino em biociências e saúde e Lucia de La Rocque, pesquisadora do IOC
Horário: 14h às 17h - Galileu e a ciência
Leitura de trechos do texto Galileu Galilei, de Brecht, e discussão de aspectos científicos, metodológicos e éticos da ciência.
Coordenação: Cinthia Mendonça, diretora teatral
Programação do IFF
Dia 16
Horário: 10h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira
Palestra de abertura: Criatividade & inovação a serviço da promoção da saúde, com Sueli Rezende Cunha
Horário: 11h às 12h
Exibição de vídeo: João Alberto vai ao parque
Espaço interativo: Apresenta as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Nupctis/IFF junto à comunidade para criar soluções de transformação social.
Dia 19
Horário: 10h às 11h
Local: Campus da Fiocruz de Jacarepaguá.
Diálogo com a comunidade sobre o papel da criatividade & Inovação na promoção da saúde, com Sueli Rezende Cunha.
Dia 20
Hora: 9h30 às 16h
Feira de ciências: atividade interativa com a comunidade do bairro
Educação para vida: apresentação de teorias e práticas para a preservação da vida e promoção da saúde