Início do conteúdo

20/10/2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta o Rio


A criatividade que fomenta a inovação tecnológica e o desenvolvimento da ciência estará ao alcance de toda a população durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 18 a 24 de outubro em todo o país. Com o tema Ciência para o desenvolvimento dustentável, o evento chama atenção para a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente. No Rio de Janeiro, quase 200 atividades – todas gratuitas – vão mostrar ao público que a ciência pode ser bem divertida e ensinar pessoas de todas as idades a incluir ações sustentáveis em seu dia a dia. A programação está distribuída por toda a cidade, em quatro polos temáticos: a Tenda da Inovação, na Cinelândia, e os espaços Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo, Ciência Sustentável, no Jardim Botânico, e Ciência em Campo Grande, no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Instituições como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa estarão de portas abertas para mostrar como se faz ciência no Brasil.



Na Fiocruz, o destaque é o Borboletário. O espaço de 84 m² reúne borboletas das espécies Olho-de-coruja (Caligo illioneus), Ponto-de-laranja (Anteos menippe), Borboleta-Brancão (Ascia monuste) e Júlia (Dryas julia), além de plantas como a palmeira-rafis (Rafphis excelsa) e arbustos como camarão-azul (Eranthemum pulchellum) e dracena vermelha (Cordyline terminalis). O programa inclui uma trilha pela área verde da Fiocruz, guiada por monitores que apresentarão as características das borboletas e ajudarão na observação do meio ambiente e da diversidade da fauna e flora local. Ao final do dia, o público vai saber a diferença entre borboleta e mariposa, sobre o tempo de vida do inseto, sua alimentação, o segredo de suas variadas cores, como fazem para escapar dos predadores e as armas de que dispõem para sobreviver no mundo animal.


A Tenda da Inovação apresentará uma exposição de ciência e tecnologia de ponta, com produtos desenvolvidos por centros de pesquisa como o INT. No Jardim Botânico, o público terá a oportunidade de conhecer de perto animais peçonhentos e a aprender como o soro antiofídico é produzido. Uma mini-estação de tratamento de água mostrará o funcionamento da Cedae e abordará os conceitos de saneamento básico e consumo de água. Em oficinas de compostagem, reciclagem e jardinagem, os visitantes colocarão a mão na massa  para trabalhar o tema da preservação ambiental. No Clube da Robótica, o público participará de experimentações sobre conversão de energia e quem gostar do tema terá a oportunidade de conhecer os campeões da última Olimpíada Brasileira de Robótica. No Aterro do Flamengo, atividades especiais para o público infantil vão aguçar a criatividade e a curiosidade da criançada, despertando cientistas mirins. No Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, o público poderá rever atrações consagradas em outras edições do evento, como o Planetário Inflável, que realiza sessões de astronomia em projeções de 180 graus.


O coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município do Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, conta que o objetivo da iniciativa é popularizar o conhecimento científico e a inovação tecnológica. “A divulgação científica é uma eficiente modalidade de educação e de comunicação pública da ciência. Levar esta oportunidade para todas as regiões da cidade é fundamental para democratizar a informação e mostrar a todos que a ciência pode, sim, ser muito divertida”, Ribamar convida.


O coordenador nacional do evento, Ildeu de Castro Moreira, explica que o tema Ciência para o desenvolvimento sustentável acompanha a tendência global que alerta para o fortalecimento da responsabilidade sócio-ambiental também no âmbito da geração de conhecimento científico e tecnológico. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está alinhada à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que este ano também adotou o tema da sustentabilidade, e à recomendação da ONU que definiu 2010 como o Ano Internacional da Diversidade Biológica", Ildeu apresenta.


Ciência Móvel visita Petrópolis na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



O município de Petrópolis, a 70 quilômetros da capital fluminense, será o próximo destino do Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, de 18 a 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. Dessa vez, além dos módulos levados pelo caminhão, o público terá a oportunidade de conhecer as exposições Dengue e Vias do coração. Coordenado pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela sanofi-aventis, o caminhão leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, contadores de histórias e palestras a diversas regiões do país. O objetivo é mostrar aos moradores e estudantes como a ciência está presente em seu cotidiano.


Vias do coração


Patrocinada pela sanofi-aventis, Vias do coração é uma exposição interativa que combina conteúdo, jogos eletrônicos e atrações para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, Vias do coração tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família.


A mostra, estruturada de forma evolutiva e lúdica, é dividida em quatro estações periféricas, nas quais o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Um painel central aborda o tema da hipertensão, misturando curiosidades históricas, dados sobre a doença e dicas sobre como controlar a pressão arterial e cuidar da saúde do coração. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.


Dengue


A exposição Dengue, realizada pelo Museu da Vida, tem várias atividades lúdicas para interagir com o público. Faz uma retrospectiva histórica da doença e, ao mesmo tempo, enfatiza a importância de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito da dengue. 


O caminhão do projeto Ciência Móvel também leva à cidade serrana o Gyrotec. Trata-se de um equipamento usado pela agência espacial norte-americana (Nasa) para treinar astronautas. Ele é composto por três anéis que giram livremente em todas as direções.


O caminhão do Ciência Móvel ficará no Museu Imperial (Rua da Imperatriz 220, Centro, Petrópolis). O telefone para contato é (24) 2245-5550/5560. As exposições Vias do coração e Dengue serão montadas na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Rua Barão do Rio Branco 1.003, Centro, Petrópolis). O telefone para outras informações é (24) 2244 6452.


Serviço


Ciência para o desenvolvimento sustentável

18 a 24 de outubro

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público


Polos de atividades


Tenda da Inovação

Cinelândia

De 18 a 23 de outubro, de 9h às 17h


Ciência em Campo Grande

Centro Esportivo Miécimo da Silva

De 19 a 21 de outubro, de 9h às 17h; dia 20 até às 20h



Ciência Sustentável

Jardim Botânico

De 20 a 24 de outubro, de 9h às 17h; dia 21 até às 20h


Ciência para Crianças

Aterro do Flamengo

De 21 a 24 de outubro, de 9h às 17h



Destaques



Jardim das Borboletas

Museu da Vida – campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos)

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábados, de 10h às 16h


Planetário inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins

Centro Esportivo Miécimo da Silva

De 19 a 21 de outubro


Processo de biofortificação de alimentos

Centro Esportivo Miécimo da Silva

De 19 a 21 de outubro


Uma aventura pelo corpo humano

Aterro do Flamengo

De 21 a 24 de outubro


Microbiologia para crianças

Aterro do Flamengo

De 21 a 24 de outubro


Oficinas de jardinagem e compostagem

Jardim Botânico

De 20 a 24 de outubro


Exposição de animais peçonhentos

Jardim Botânico

Dias 23 e 24 de outubro


Mini-estação de tratamento de água da Cedae

Jardim Botânico

De 20 a 24 de outubro



Em busca da fauna noturna

Jardim Botânico

Dia 21 de outubro, a partir das 18h


Do outro mundo – Os ETs invadem o Forte

Forte de Copacabana

De 19 a 24 de outubro, das 10h às 18h


Sua praia, minha casa

Praia da Urca

De 21 a 24 de outubro, das 9h às 16h30


Física divertida

Aterro do Flamengo

De 21 a 24 de outubro


Caravana da ciência

Aterro do Flamengo

De 21 a 24 de outubro, de 9h às 17h


Astronáutica para iniciantes

Planetário da Gávea

De 18 a 22 de outubro, das 19h30 às 21h


Lousa interativa da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia

Centro Esportivo Miécimo da Silva

De 19 a 21 de outubro


Publicado em 15/10/2010.

Voltar ao topo Voltar