Início do conteúdo

07/06/2011

Seminário apresenta dados de estudo da saúde do adulto

Informe Ensp


O 1º Seminário do Centro de Informações Contextuais (CIC) do Elsa-Brasil ocorrerá nos dias 7 e 8 de junho na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Promovido pelo Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), a atividade começará na terça-feira (7/6) com a mesa-redonda Análises Contextuais de doenças crônicas não-transmissíveis: conceitos, métodos e indicadores, às 13h30, no Salão Internacional da Ensp. Na quarta-feira (8/6), o evento prosseguirá com uma oficina de trabalho para aprofundar a discussão sobre possibilidades de análises contextuais com os dados do Elsa. O CIC Elsa-Brasil realiza ações de apoio aos pesquisadores Elsa e colaboradores em análises de contexto, com base nas informações do estudo, e aos que necessitem georreferenciar informações contextuais de interesse no projeto. A mesa de 7 de junho é aberta a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia.


 O Elsa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular as cardiovasculares e o diabetes

O Elsa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular as cardiovasculares e o diabetes


A exposição Análises contextuais de doenças crônicas não-transmissíveis: conceitos, métodos e indicadores será mediada pela coordenadora do Elsa-Brasil e pesquisadora da Ensp Dóra Chor e contará com a presença do coordenador do Observatório de Saúde Urbana (UFMG), Fernando Proietti, do coordenador do Observatório de Saúde e Ambiente (Icict/Fiocruz), Christovam Barcellos, da coordenadora do CIC Elsa-Brasil, Simone Santos, e da coordenadora do grupo de pesquisa em Modelagem em Saúde e Ambiente (Fiocruz) e pesquisadora da Ensp, Marília Sá Carvalho.


De acordo com Simone, que também é pesquisadora da Ensp, os objetivos principais da atividade buscam apresentar e discutir as concepções teóricas e metodológicas que embasam os estudos sobre a influência de fatores contextuais nas doenças crônicas. Sobre a oficina de 8 de junho, a coordenadora do CIC afirma que o encontro terá a participação de pesquisadores que atuam nas áreas de determinantes contextuais de saúde, produtores e usuários de dados secundários populacionais e ou geográficos (psicossociais e ambientais) e também que dominem metodologias úteis para análises de interesse. "Espero que, ao final da oficina, possam ser identificadas possibilidades de análise, indicadores e métodos a serem utilizados para oferecer contribuições originais quanto ao papel dos fatores contextuais nos desfechos de saúde no Brasil a partir de dados do Elsa".


Elsa - Brasil


O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) está sendo conduzido em seis instituições públicas federais, com 15 mil voluntários entre 35 e 74 anos, devendo ter duração de pelo menos dez anos. Na Fiocruz, 2 mil servidores farão parte desta etapa do estudo. A pesquisa está sendo desenvolvida por um consórcio de instituições de ensino e pesquisa nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste: Fiocruz, Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais da Bahia (UFBA), do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Centro de Informações Contextuais CIC Elsa-Brasil


O Centro de Informações Contextuais (CIC Elsa-Brasil) está sediado no Centro de Investigação Elsa do Rio de Janeiro, na Fiocruz. Sua coordenação está sob responsabilidade de Simone Santos e apoiará os pesquisadores Elsa e colaboradores em análises de contexto, com base nas informações do Elsa, e os que necessitem georreferenciar informações contextuais de interesse. O CIC Elsa desenvolverá as etapas necessárias para possibilitar a investigação de associações entre características contextuais de vizinhança e doenças cardiovasculares e diabetes no âmbito do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa). Especificamente, executará o georreferenciamento da base de dados Elsa, as análises estatísticas espaciais e de sistemas de informações geográficas necessárias para a delimitação de vizinhanças de moradia dos participantes Elsa, propiciando análises multinível com informações características dessas vizinhanças no nível contextual. Além disso, o CIC pretende, em médio prazo, estruturar um "diretório de dados contextuais" de interesse para a área. O CIC terá ainda o papel de reunir e divulgar pesquisas com enfoque nas relações entre determinantes contextuais e doenças crônicas, especialmente as cardiovasculares e diabetes.


Publicado em 3/6/2011.

Voltar ao topo Voltar