Início do conteúdo

04/10/2011

Seminário sobre Protocolo de Nagoia será nesta quinta-feira


Será realizado nesta quinta-feira (6/10), das 9h às 17h, no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz, a segunda edição do seminário Protoloco de Nagoia e a Saúde: Buscando Novos Rumos para a Sustentabilidade. “O objetivo é propor atividades que tratam da biodiversidade e saúde e desenvolver um mecanismo de impactos e necessidade de reforma da legislação nacional para sua implantação do Protocolo de Nagoia no Brasil, além de propor uma estrutura de trabalho para contribuições e responsabilidades”, conta o pesquisador Daniel Buss, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental(IOC/Fiocruz) e membro do comitê organizador. Para participar basta inscrever-se aqui.


A primeira edição do seminário foi realizada na Fiocruz Brasília, em 23 de agosto. Estarão reunidos especialistas da Opas/OMS, Fiocruz e ministérios da Saúde, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e Relações Exteriores, dentre outros. “A iniciativa dá continuidade ao evento de Brasília e é extremamente pertinente por se tratar de uma legislação internacional que terá impacto real na pesquisa e, sobretudo, na produção e repartição de benefícios advindos do uso da biodiversidade. O setor saúde deve entrar com tudo na discussão”, destaca Buss. O Protocolo de Nagoia é um acordo internacional que trata da repartição de benefícios dos recursos genéticos provenientes da biodiversidade dos países, aprovado durante a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção sobre Diversidade Biológica, realizado em outubro de 2010, em Nagoia, no Japão.


O evento, promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPPAPS/Fiocruz), por meio do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) em Saúde Pública e Ambiente, e pela Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (Aisa), é gratuito e aberto a todos, especialmente pesquisadores, professores, técnicos da área da saúde e estudantes.

Voltar ao topo Voltar