Início do conteúdo

22/08/2024

Seminário celebra os 15 anos do Observatório de Clima e Saúde

Ariene Rodrigues (Observatório de Clima e Saúde/ Icict/ Fiocruz)


Colaborar para decisões rápidas e alertar para potenciais riscos à saúde da população através da sistematização e compartilhamento de informações sobre as mudanças ambientais e climáticas. Estes têm sido alguns dos propósitos do Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), que celebra 15 anos de atuação em 2024. Para comemorar a data, na próxima quarta-feira (28/8), será realizado o seminário Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro, que reunirá pesquisadores e especialistas, tanto nacionais como internacionais, para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde. 

“A crise climática atual precisa ser entendida na sua complexidade, e sabemos que nenhum grupo pode dar conta desse fenômeno isoladamente. Por isso, esse seminário vai reunir antigos parceiros e criar oportunidade de ampliar colaborações por meio de redes de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais”, afirma o coordenador do Observatório, Christovam Barcellos.

O seminário será uma oportunidade para refletir sobre as conquistas do Observatório, que, desde sua criação, tem desempenhado um importante papel na centralização e disponibilização de dados ambientais, climáticos, socioeconômicos e epidemiológicos. Esse trabalho tem colaborado na elaboração de análises mais abrangentes e formulação de políticas públicas mais eficazes. Um exemplo foi a atuação durante as enchentes no Rio Grande do Sul, quando o Observatório elaborou duas notas técnicas: a primeira, nos primeiros dias do desastre, abordando os impactos imediatos e possíveis consequências sobre a saúde da população; e a segunda, um mês depois, alertando para as doenças e os agravos que poderiam ocorrer nos meses seguintes

Voltado para o futuro, o evento se propõe a ser um espaço de diálogo em busca da construção de estratégias coletivas para a redução dos impactos das mudanças climáticas na saúde, especialmente nas populações mais vulneráveis. Para colaborar nessa elaboração, nomes como Rachel Lowe, pesquisadora do Barcelona Supercomputing Center, e Claudio Angelo, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, farão parte dos painéis de debate.

As inscrições são gratuitas e limitadas.   

O evento também contará com transmissão ao vivo no canal da VideoSaúde Distribuidora no YouTube.

Confira a programação completa

Voltar ao topo Voltar