Início do conteúdo

20/09/2022

Seminário discute agenda política global e saúde na Assembleia Geral da ONU

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Com os olhos do mundo voltados para o encontro de chefes de Estado e de Governo na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o Seminário Avançado do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta quarta-feira (21/9) traz um experiente grupo de debatedores para analisar como os elementos determinantes da saúde estão sendo enfrentados pelos países-membros da ONU e que propostas poderão ser aprovadas. O webinário Agenda política global e saúde será transmitido a partir das 10h, em português, inglês e espanhol.

No seminário estarão Celso Amorim, embaixador e ex-ministro de Relações Internacionais, e Paulo Esteves, professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), analisando a Agenda política global. O também embaixador Santiago Alcázar, pesquisador do Cris/Fiocruz, abordará a Saúde na agenda da 77ª Assembleia Geral da ONU (AGNU). E Armando de Negri Filho, pesquisador do Cris/Fiocruz, abordará a questão dos Direitos humanos. Coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss mediará o evento diretamente dos Estados Unidos, onde está para acompanhar a assembleia.

“A Assembleia Geral é a reunião ápice da política global. E pretendemos refletir no contexto da crise sanitária, que não só a Covid-19 traz, mas também das amplas desigualdades e saúde, da possibilidade de surgimento de novas enfermidades infecto-parasitárias com potencial pandêmico”, observou Paulo Buss. 

Paulo Buss explicou que o seminário vai abordar como as condições gerais de vida são tratadas “em resoluções da Assembleia Geral, em declarações e documentos” das várias agências das Nações Unidas. “Vamos ver que propostas serão aprovadas para enfrentar essas questões extra setoriais da saúde e que impactam a saúde humana, incluindo a questão do meio ambiente, a questão social, a questão econômica, a questão política e a questão sanitária propriamente dita”, comentou. “Vamos chamar a atenção para essas conexões entre saúde e agenda política global nas suas várias dimensões.”

O seminário Agenda política global e saúde acontece nesta quarta, 21/9, a partir das 10h,com os seguintes links de acesso:

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

Voltar ao topo Voltar