Início do conteúdo

02/04/2015

Seminário discute o uso de recursos educacionais abertos

Leonardo Azevedo


A Fiocruz e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) promovem, nos dias 7 e 8 de abril, o Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para a educação aberta. O encontro ocorre no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. O objetivo é atender as necessidades de formação dos trabalhadores da saúde e discutir aspectos teóricos e práticos do processo de produção e publicação de recursos educacionais. Também serão abordados os conceitos e diretrizes comuns das Políticas de Acesso Aberto da Fiocruz e da UNA-SUS.

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão em domínio público ou licenciados de maneira aberta. Entre eles estão os livros didáticos, vídeos, aulas, artigos acadêmicos ou qualquer outra ferramenta que possa apoiar o acesso ao conhecimento, sem a necessidade de senhas, proibições autorais ou formatos que dificultem o acesso. 

Desde 2014, a Fiocruz e a UNA-SUS desenvolvem uma parceria para a implantação, de forma independente, de um sistema de produção e publicação em acesso aberto de REA voltados para a promoção da saúde. A iniciativa é uma alternativa significativa para a ampliação do conhecimento e inovação tecnológico-educacional. 

Programação

Na parte da manhã, o seminário é aberto ao público e contará com especialistas que falarão sobre temas como a produção, gestão e publicação de recursos educacionais; os desafios e perspectivas para a área; produção colaborativa e uso compartilhado na educação; e a propriedade intelectual e direito da tecnologia da informação.

Já na parte da tarde, profissionais da Fiocruz e a da UNA-SUS participarão de oficinas fechadas, com abordagem no uso de tecnologias para a produção de Recursos Educacionais Abertos e a construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento das duas instituições.

Clique aqui para conferir a programação

Voltar ao topo Voltar