Início do conteúdo

08/03/2016

Seminário na Ensp/Fiocruz vai discutir mortes violentas de jovens

Informe Ensp


Com o objetivo de divulgar e debater os resultados da pesquisa Mortes Violentas de Jovens: um olhar compreensivo para uma tragédia humana e social, o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) realizará o seminário Mortes violentas de jovens: o desafio da prevenção em uma perspectiva intersetorial. O evento é direcionado para pesquisadores, profissionais e gestores que atuam na área de políticas públicas para a juventude e prevenção da violência, além de pessoas interessadas no tema. Marcado para o dia 14 de março, das 9 às 17h, no auditório térreo da Ensp/Fiocruz, o semoinário será aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

O evento contará com uma mesa de abertura; logo após a cerimônia, terá início a apresentação da metodologia da pesquisa. Em seguida, será exposto um panorama epidemiológico dos homicídios de jovens no Brasil e em países da América Latina. Finalizando as atividades na parte da manhã, serão apresentados estudos de caso do Brasil (regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste) e Argentina (alguns municípios).

Dando continuidade à atividade, a partir das 14h30, serão apresentados mais três temas, sendo eles: Tragédia dos homicídios de jovens nas famíliasMortes violentas de jovens retratadas na imprensa; e Discussão dos resultados e perspectivas de prevenção. Logo após, será realizado o encerramento do seminário.

Serviço
Mortes violentas de jovens: o desafio da prevenção em uma perspectiva intersetorial
Data: 14 de março
Horário: 9 às 17h
Local: auditório térreo da Ensp/Fiocruz (Av. Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos, Rio de Janeiro).

Voltar ao topo Voltar