Início do conteúdo

28/05/2020

Série ‘Mulheres na Fiocruz: trajetórias’ será lançada on-line

COC/Fiocruz


Mulheres, cientistas e referências nas áreas da pesquisa, da produção e da assistência à saúde. Estas são algumas das características compartilhadas por pesquisadoras da Fiocruz que terão suas histórias contadas pelo projeto Mulheres na Fiocruz: trajetórias. A iniciativa documenta em vídeo as trajetórias femininas que contribuíram para o fortalecimento da instituição, no passado e nos dias de hoje. A série será lançada na próxima quarta-feira (3/6), às 10h, em evento transmitido pelo YouTube da VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Protagonistas dos três primeiros vídeos do projeto, as cientistas Maria da Luz Fernandes Leal (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Yara Maria Traub-Cseko (IOC/Fiocruz) e Liléia Gonçalves Diotaiuti (Fiocruz Minas) terão suas carreiras, dificuldades, conquistas e contribuições reveladas em filmes de dez minutos de duração cada. Os vídeos ficarão disponíveis no YouTube da COC/Fiocruz. 

O lançamento contará com a participação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, Lilia Schwarcz, antropóloga da USP e Global scholar em Princeton nos Estados Unidos, Nara Azevedo, pesquisadora da COC/Fiocruz e uma das idealizadoras do projeto, e Cristiana Grumbach, cineasta responsável pela realização dos vídeos. Na ocasião, serão abordados o papel das mulheres na ciência e na trajetória da Fiocruz. O evento on-line será mediado por Dominichi Miranda de Sá, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes/COC/Fiocruz). 

Idealizada por pesquisadores da COC/Fiocruz, a iniciativa prevê a produção de vídeos com 21 mulheres representativas em suas áreas de atuação nas diversas unidades da Fiocruz, além de um documentário sobre mulheres que se destacaram por seu pioneirismo nas atividades de ensino e pesquisa na instituição entre as décadas de 1940 e 1980.  

“Em uma instituição marcada pela trajetória de grandes homens, como Oswaldo Cruz, este projeto resgata, preserva e divulga a memória coletiva da instituição privilegiando a história de mulheres e revelando as condições de emergência de profissionais dedicadas aos campos da ciência e da saúde no país” ressaltou Luciana Heymann, pesquisadora da COC/Fiocruz e membro da equipe do projeto. 

As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos ficarão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC/Fiocruz e poderão ser consultadas na íntegra.  

Voltar ao topo Voltar