Início do conteúdo

09/05/2017

Simpósio sobre Psicologia Hospitalar em Infectologia no INI/Fiocruz destaca importância da interdisciplinaridade

Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)


No último dia 26 de abril, diversos profissionais de saúde e alunos do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) estiveram reunidos no auditório do Pavilhão de Ensino para debater a importância da multidisciplinaridade dentro de um ambiente hospitalar, tendo como foco o paciente. O I Simpósio do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia discutiu as especificidades da atuação de uma equipe multiprofissional, onde o plano terapêutico do paciente é definido através de uma construção coletiva envolvendo as mais diferentes áreas de atuação da saúde.

A abertura do evento contou com as presenças do vice-diretor de Serviços Clínicos, José Cerbino Neto, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação Lato sensu do INI/Fiocruz, Adriana Geisler. “Tenho certeza que o simpósio vai trazer profundas e intensas reflexões que contribuirão com o conteúdo do curso. Suas coordenadoras - Eunes de Castro Milhomem, Ludmila Stalleikem Sebba e Tereza Cristina Coury Amin - são pioneiras em muitas coisas e esse curso é o reflexo disso. Foram elas as primeiras a dar um passo em direção à construção de uma especialização em psicologia com ênfase na infectologia, a partir de um curso de desenvolvimento profissional aqui do INI e agora são as responsáveis pela realização desse primeiro, e certamente de muitos outros, simpósios”, ressaltou Geisler.

Cerbino destacou o sucesso alcançado pelo curso, já em sua terceira turma, culminando com a realização desse seminário e lembrou que está em processo de finalização a construção de um mapa de leitos no Hospital Evandro Chagas. “Essa é uma forma de termos, em tempo real, o conhecimento da ocupação dos leitos e o perfil dos nossos pacientes, além de melhorar a comunicação entre os profissionais na internação. Esse novo processo vai trazer uma serie de ganhos para todos nós”, afirmou.

Leia mais no site do INI/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar