Início do conteúdo

27/09/2011

Sistema Atlas Água Brasil apresenta novas funcionalidades

Jamile Chequer


O Icict desenvolveu novas aplicações para o Atlas Água Brasil, um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde que reúne 215 indicadores de sete bancos de dados diferentes, 123 variáveis e já recebeu mais de 20 mil visitas de 30 países. Os novos recursos contribuem para afinar a busca de dados e a produção de relatórios mais detalhados.


 O <EM>Atlas Água Brasil</EM> é um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde. 

 O Atlas Água Brasil é um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde. 


Além de alterações no texto sobre a metodologia, foram incluídos oito vídeos de explicação sobre como usar o sistema para facilitar o acesso de usuários menos experientes. A organização da lista de indicadores está agora subdividida em saneamento, qualidade da água e agravos de saúde e tanto a consulta por indicador como a comparação entre municípios preveem a geração de gráficos. As séries históricas das doenças, que antes podiam ser pesquisadas apenas entre 2000 e 2004, podem ser verificadas até 2007 ou 2009, dependendo do agravo selecionado. A ideia também é atualizar periodicamente a seção de notícias que, em breve, vai incluir comentários e análises.


Essas novidades serão divulgadas pelo coordenador do Atlas e vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Icict, Christovam Barcellos, no seminário Saúde Ambiental a ser realizado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o encontro, que acontece entre os dias 25 e 29/9, é um representativo fórum latino-americano do setor que vai reunir cinco mil participantes, entre profissionais das áreas pública e privada atuantes no setor de saneamento ambiental em nível nacional e internacional.


De acordo com Barcellos, o evento é uma excelente oportunidade para apresentar as novidades do Atlas e discutir a temática. “O problema do saneamento no Brasil não está resolvido e está mudando de característica de um período para outro. Ainda são necessários investimentos estruturais”, diz ele.


Desenvolvido para auxiliar pesquisadores, gestores de saúde e sociedade civil a traçar um painel da água usada para consumo humano no País, o Atlas Água Brasil é resultado de uma parceria do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS).


Programação


Seminário Saúde Ambiental, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental Data: 26 de setembro

Hora: 14h às 18:30

Local: Centro de Eventos Fiergs, Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre

Voltar ao topo Voltar