Início do conteúdo

23/09/2009

Sociólogos discutem as relações entre gênero e ciências no Brasil


Como pensar as relações entre gênero e ciências no Brasil? Esta é a questão que os sociólogos Nara Azevedo, Luiz Otávio Ferreira e Moema Guedes trazem para a reflexão no próximo Encontro às Quintas, evento promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) nesta quinta-feira (24/09), às 10h. Os pesquisadores defendem a ideia de que "é necessário estabelecer uma relação entre o tema da institucionalização das ciências e a mudança social, em particular as implicações da escolarização na mobilidade e na ascensão cultural das classes médias urbanas a partir da década de 1930. Sabe-se que um dos aspectos mais significativo desse processo foi a escolarização feminina crescente e acelerada em todos os níveis". 

 

Nara, Luiz Otávio e Moema vão além, ao considerarem que "este efeito inesperado das políticas públicas de educação repercutiu na composição da população de estudantes de nível superior a partir dos anos 1940, marcando o ingresso cada vez maior de mulheres em novas e antigas áreas de formação e profissionalização". Dizem ainda que “uma dessas áreas em que a presença de mulheres foi significativa foi a dos cursos científicos oferecidos pelas faculdades de filosofia, que, à época, eram responsáveis pela formação de pessoal para o magistério e para o mercado de trabalho científico. Ciências sociais, física, química, matemática, biologia e geologia, entre outras, se institucionalizaram com o concurso de mulheres como alunas, docentes e pesquisadoras, inaugurando um novo padrão de organização das ciências no país".

 

No Encontro às Quintas, Nara, Luiz Otávio e Moema apresentarão seus resultados de pesquisas, demonstrando "como o ingresso de mulheres em instituições tradicionais e no novíssimo ambiente universitário repercutiu na história recente das ciências no Brasil". O tema gênero se tonou obrigatório nos campos da história das ciências e da saúde pública e será debatido no próximo evento. Trata-se de um encontro entre a história e a sociologia,  importantes interface do programa de pós-graduação da COC/Fiocruz.


Serviço:

Encontro às Quintas - Educação, Gênero e Profissionalização Científica no Brasil, 1934-1968. Por Luiz Otávio Ferreira, Nara Azevedo e Moema Guedes

Data: 24 de setembro 

Horário: 10h

Local: Prédio Expansão da Fiocruz - Av. Brasil 4.036, sala 407 

 

Luiz Otávio Ferreira possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em história social pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador titular da Fiocruz.  



Nara Azevedo tem graduação em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é diretora da COC/Fiocruz e docente do Programa de História das Ciências desta instituição.

 

Moema Guedes possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em estudos populacionais e pesquisa social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2004) e doutorado em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora da Universidade Candido Mendes.


Publicado em 23/09/2009.

Voltar ao topo Voltar