Início do conteúdo

30/08/2010

Solenidade firma parceria entre Funed e Fiocruz Minas

Marina de Castro


A Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) assinaram um Termo de Cooperação Técnica que formaliza a realização de projetos de pesquisas científicas em conjunto que gerem produtos e serviços para a melhoria da saúde pública em Minas. Dentre os projetos que contemplados está a validação de uma nova metodologia para sorotipagem de pneumococos, ou seja, para o processo de tipificação da bactéria causadora de doenças como pneumonia e meningite bacteriana. Segundo a chefe do Serviço de Doenças Bacterianas da Funed, Marluce Oliveira, com a sorotipagem é possível monitorar de forma mais rápida, em tempo real, a sucessão do tipo de microorganismos causadores de doenças e conseguir métodos mais eficazes de prevenção e tratamento.


Atualmente, somente o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, realiza esse procedimento. Com a parceria entre Funed e René Rachou, a expectativa é de que esse processo seja realizado também em Minas. “O René Rachou desenvolveu uma nova metodologia molecular para sorotipagem de pneumococos. A Funed possui um coleção com 36 sorotipos do microorganismo. Com a parceria, faremos a doação das cepas para validar a metodologia do René e, assim, podermos ter acesso à técnica e até mesmo repassá-la a outros laboratórios do estado”, explica a chefe do Serviço de Doenças Bacterianas da Funed, Marluce Oliveira.


O Termo de Cooperação Técnica entre Funed e René Rachou é resultado do Workshop de Parcerias de Negócios na Saúde, realizado pelas duas instituições em junho. No Workshop, cada organização apresentou o andamento e as expectativas de resultados de mais de 30 projetos de pesquisa em desenvolvimento tanto na área de prevenção/vacinas, como na de diagnóstico, tratamento de doenças e capacitação de recursos humanos para a saúde. Na sequencia, foram montadas mesas de rodadas de negócios entre os pesquisadores que registraram a intenção de novas parcerias.


Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, as intenções levantadas no Workshop serão transformadas em novos projetos, e cada instituição terá definida sua linha de atuação. A lista prevê ainda o desenvolvimento de projetos de pesquisa para produção de vacina antitumoral, de vacina oral para vírus influenza e fortalecer parcerias para controle da leishmaniose, dentre outros. “Este é somente o primeiro marco no estreitamento do relacionamento entre essas importantes instituições de saúde pública que certamente nos permitirão a proposição de novas interações, o compartilhamento de conhecimentos e, claro, resultados concretos para a saúde”, comemora o presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes.


Publicado em 27/8/2010. 

Voltar ao topo Voltar