Início do conteúdo

23/12/2013

Solidariedade marca o Natal do IFF/Fiocruz

Suely Amarante


Tempo para renascer na caridade e no amor ao próximo. Momento para sentir que é possível fazer a diferença. Foi nesse clima de solidariedade que o Papai Noel visitou, na última semana, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e contagiou as crianças que esperavam ansiosas pela chegada do bom velhinho.

Ao entrar na Enfermaria de Doenças Infecciosas Pediátricas (Dipe), o Papai Noel se emocionou ao ver os rostinhos sorridentes e alegres dos pequenos pacientes. Com um sorriso estampado no rosto, ele descaracteriza a fantasia vermelha típica do bom velhinho, já que precisa vestir um jaleco de proteção sobre o traje a fim de evitar a contaminação no ambiente. Nada disso, no entanto, interferi no clima de festa que se estabelece como num passe de mágica.  A pequena Ana Clara ficou radiante com os presentes e disse que não estava acreditando naquele momento. “É muito emocionante ver a felicidade dessas crianças, que permanecem internadas por tanto tempo. A vinda do Papai Noel traz alegria e leveza ao ambiente”, destacou Elizângela de Paula, mãe da Ana Clara.

Ana Clara ficou feliz com os presentes e disse que não estava acreditando naquele momento
 

A emoção contagiou a todos. Independente da idade, todos queriam um abraço sincero do Papai Noel. “Ele vem ao IFF há mais de 17 anos, quando ele nos abraça, sentimos uma energia muito positiva, isso para nós adultos. Imagina essa mesma energia nas crianças? É uma grande felicidade ver o sorriso estampado no rosto das crianças e de toda a equipe que volta a infância e se permite viver esse momento especial”, declarou o diretor do Instituto, Carlos Maciel.

O Papai Noel conta com a participação e colaboração de uma equipe de renas que não mede esforços para tornar mágica as suas visitas aos hospitais, asilos e outras instituições. No IFF, a coordenadora no Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec), Magdalena Oliveira, acompanha as visitas e relata um pouquinho da história de cada criança internada, que ele faz questão de saber. “Ele nos encanta a cada ano com o seu carinho, o seu carisma, a forma como ele abraça as crianças e como cumprimenta toda a equipe do hospital e com isso, ele passa o verdadeiro espírito natalino. Nas unidades fechadas, muitas crianças ficam sedadas, mesmo assim, ele coloca a mão no rosto da criança e faz uma oração. Isso nos emociona”, afirmou.

O Papai Noel também emocionou a equipe do IFF, que aproveitou a oportunidade para uma foto
 

Se nas visitas às crianças o Papai Noel é só sorrisos e alegria, durante uma interrupção das atividades para o lanche, o bom velhinho chega a se emocionar ao contar sobre seu contato com as crianças e descreve o significado dessa ação. “É um momento mágico. É todo esse amor, energia, carinho, respeito ao próximo, tolerância e paciência, que o mundo está precisando e para que possamos exercer isso o ano todo, trabalhamos com o seguinte lema: nós recebemos mais do que doamos! Ver a felicidade estampada no rosto do ser humano não tem preço”. Ele finalizou a sua fala agradecendo o trabalho e o empenho dos voluntários. “Graças aos nossos voluntários, é possível manter essa iniciativa. Trabalhamos durante todo o ano para proporcionar um Natal feliz e digno a muitas famílias”, concluiu.

Voltar ao topo Voltar