25/09/2006
Fernanda Buarque de Hollanda
Intitulada Temas do Ensino Médio – Formação, a nova publicação editada e organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fiocruz, traz 14 artigos de professores da Escola e de outras instituições. Logo nos primeiros textos a formação dos profissionais de nível médio é abordada. A pesquisadora Marise Ramos, vice-diretora de Ensino e Informação da EPSJV, defende, em um de seus artigos, a formação humana plena como norte da educação dos trabalhadores. Já Isabel Brasil, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, e Annakeila de Barros Stauffer discorrem sobre A formação das qualidades sensíveis do trabalhador como conteúdo do ensino médio.
Enfocando experiências inseridas nos contexto de sala de aula, os artigos Redimensionamentos numa prática coral como espaço de educação musical (Neila Alfonzo); Literatura na escola: por uma formação crítica e criativa dos leitores e das leituras (André Bueno); Do texto ao leitor: circuitos de silêncios - literatura e experiência estética no ensino médio (Ana Lucia Mayor); Áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (Jairo Dias, Neila Guimarães e Carlos Roberto Vieira); As relações entre educação, ciência e cultura no ensino médio (Cristina Araripe); Trípticos na educação ambiental (Neila Guimarães); e O texto científico em sala de aula: uma experiência interdisciplinar (Elaine Ferreira, Maria Cristina de Castro e Rosineide da Silva) trazem relatos e defesas de práticas pedagógicas no ensino médio.
Os estudos de Aparecida dos Santos, Augusto Ferreira e Marise Ramos (A relação educação básica e educação profissional na EJA) têm em comum uma exposição dos valores presentes tanto na formação de jovens quanto na de adultos. Finalmente, os textos de Cláudio Gomes e José Roberto Franco Reis completam a nova publicação. Enquanto o primeiro escreve sobre a filosofia e sua relação com os princípios da verdade e do trabalho, o segundo explicita como o rádio teve papel pedagógico na consolidação da cultura popular durante o período do Estado Novo.
Em uma das várias definições de Temas do Ensino Médio – Formação, presentes na orelha do livro, a pesquisadora da EPSJV Lúcia Neves diz que “Formação é, também, uma comprovação de que a defesa de uma escola pública, gratuita, politécnica e omnilateral mantém-se atual e necessária como arma indispensável na luta pela construção de um Brasil no qual a riqueza material e simbólica socialmente produzida seja repartida com justiça entre seus produtores diretos".
A formação de profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) baseada nos princípios fundadores de trabalho, ciência e cultura integra a missão da EPSJV). Por se tratar de uma instituição centrada nas atividades de pesquisa e ensino, o processo reflexivo sobre as diversas práticas torna-se fundamental. Neste sentido, uma obra que busca expor o resultado de empenho por aprofundamento da prática docente é relevante não só aos profissionais envolvidos diretamente com o projeto político pedagógico desta Escola, mas também a todos os interessados em aprofundar-se nas temáticas relacionadas à formação.